A microabrasão é indicada preferencialmente em casos de fluorose dental
A dentística é muito importante para manter nosso sorriso perfeito. Tratamentos como o clareamento dental, por exemplo, estão famosos entre os pacientes. Mas você já ouviu falar da microabrasão?
Ao comparar os dois, clareamento e microabrasão, notamos que seus objetivos são bastante parecidos. Ambos envolvem substâncias químicas que buscam alterar a estética do dente, removendo as manchas.
Microabrasão é uma técnica de remoção de manchas superficiais do esmalte dos dentes. Ela utiliza um gel ácido para retirar a primeira ou a segunda camada do tecido. Vale ressaltar que o desgaste perante a estrutura dental é insignificante e não traz nenhum risco ao paciente.
O gel microabrasivo contém ácido clorídrico ou fosfórico e partículas de sílica em condições ideais para que o procedimento seja o mais apropriado.
O tempo do tratamento varia de acordo com a intensidade das manchas. Se elas forem mais acentuadas, será preciso um maior tempo de trabalho do dentista.
A microabrasão do esmalte dentário é normalmente indicada para os casos de fluorose dental, que é causada pelo uso excessivo de flúor.
Não existe uma idade ideal para efetuar processo. É somente necessário que seja feito na dentição permanente.
Processo de microabrasão
Primeiramente, antes de iniciar o processo de remoção das manchas superficiais, o dentista realiza a limpeza dos dentes a serem tratados.
Em seguida, ele protege a gengiva e os lábios do paciente com uma pomada específica e utiliza a técnica de isolamento absoluto.
Após a proteção, o dentista espalha o gel abrasivo sobre a superfície vestibular do dente, deixando-a em contato por 20 segundos.
Depois disso, de forma manual, fricciona a escova de Robson nos dentes por mais 20 segundos, como se estivesse escovando eles.
Ao fim de cada aplicação, o dentista faz a lavagem com spray de água e ar. O número de aplicações dependerá da gravidade do problema. No entanto, é aconselhado o máximo de quinze durante a mesma consulta.
É importante que a avaliação do tratamento seja feita enquanto o dente está úmido. Quando estão secos, é possível visualizar algumas manchas, o que dá a impressão de que o procedimento não está surtindo efeito.
Atingindo o resultado pretendido durante aquela sessão de microabrasão do esmalte dentário, o dentista faz o polimento do dente com pasta diamantada.
Para finalizar, ele aplica flúor por alguns minutos para aumentar a resistência à desmineralização e retira o isolamento absoluto.
Se for necessário, o paciente pode retornar ao consultório para repetir o tratamento após uma semana.
Microabrasão e a fluorose dental
A fluorose dental costuma afetar principalmente as crianças em fase de desenvolvimento dos dentes. Como dissemos, ela é desencadeada pela utilização excessiva de flúor.
O flúor já está presente na água, portanto não há necessidade de usar cremes dentais com essa substância quando escovamos os dentes dos pequenos.
As manchas geralmente são pequenas, irregulares e brancas. As cores mudam conforme a gravidade da situação, podendo atingir tonalidades mais escuras, como castanho.
Há a possibilidade do profissional combinar a técnica de microabrasão com o clareamento dental. O intuito é deixar a aparência do dente mais natural.