O que fazer quando meu filho não quer escovar os dentes? Confira nossas dicas!
É normal que, ao atingir uma certa idade, as crianças comecem a criar mais independência, o que inclui tomar suas próprias decisões. Isso pode trazer problemas na hora de fazer a criança tomar banho e até escovar os dentinhos após as refeições, por exemplo. Por isso, muitos pais acabam se deparando com a seguinte constatação: meu filho não quer escovar os dentes!
Junto com a independência dos pequenos, começa uma das fases mais trabalhosas para os pais, ensinar o que é certo e errado. Afinal, é durante a infância que são criados os hábitos que perduram por toda a vida. Mas e aí? O que fazer se meu filho não quer escovar os dentes?
Se meu filho não quer escovar os dentes devo concordar? Não. Os pais devem persistir e incentivar os filhos a realizar a higienização bucal. Quando os cuidadores encontrarem a maneira correta de fazer isso, o momento da escovação se tornará agradável para ambos.
Para encontrar a maneira ideal de estimular as crianças a escovar os dentes, preparamos nesse artigo algumas dicas. Por isso, continue por aqui para descobrir como fazer seu filho escovar os dentes!
O Que Fazer Quando a Criança Não Quer Escovar os Dentes?
A primeira vista, convencer o filho a escovar os dentes parece uma tarefa árdua. No entanto, quando se encontrar a maneira certa de cativar os pequenos, todo trabalho será recompensador.
Confira nossas dicas de ouro:
1. Uma Boa Conversa!
Ora! Se os pequenos já tem discernimento para fazer suas próprias escolhas, eles saberão compreender e ter uma boa conversa com os pais.
Não há motivos para que os pequenos queiram fazer algo se não sabem a finalidade daquela tarefa.
Os pais devem orientar as crianças sobre a importância de manter uma boa higiene bucal. Portanto, essa é a hora de informar o que acontece com quem não escova os dentes.
No entanto, a conversa nunca deve ter a intenção de fazer a criança ter medo. Nada de “o monstrinho da cara vai te pegar” ou “se não escovar os dentes vai ter que ir no dentista tomar injeção”.
A conversa deve ser clara o suficiente para que os pequenos entendam a importância da higiene bucal infantil sem que o momento se torne ainda mais traumático.
2. Hora da Brincadeira!
O momento da higienização não deve ser associado como algo entediante para a criança. Afinal, por que parar a brincadeira para fazer algo chato como escovar os dentes?
Os pais devem transformar o momento em algo agradável para ambos. Nessa hora vale contar com:
- Fantasias;
- Músicas que agradem os pequenos;
- Historinhas;
- Brincadeiras com espuma!
3. Vendo e Aprendendo!
As crianças possuem forte tendência a imitar a postura dos pais, por isso eles devem dar o exemplo aos filhos com uma excelente higiene bucal. Afinal, se a mamãe e o papai fazem, eu também vou fazer!
Além disso, participar do momento da escovação dos filhos também é um incentivo para os pequenos.
Os pais podem se juntar às crianças na hora de escovar os dentes e até mesmo permitir que os filhos escovem seus dentes, ao passo que os pais escovem os dos deles.
Criar competições também pode ser uma alternativa nessa hora, algo como “quem faz mais espuma?”.
Além da forma lúdica, vale ressaltar que a estratégia mais eficaz é entender o porquê a criança não gosta de escovar os dentes.
Compreender isso é o princípio para reverter a situação e mandar para longe essa história de “meu filho não quer escovar os dentes“.