Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Melanoma é uma neoplasia maligna que pode atingir a boca

Melanoma é uma neoplasia maligna que pode atingir a boca

O câncer maligno pode atacar diversos tecidos do corpo, incluindo a mucosa oral

Aqui na Simpatio, nós já conversamos sobre uma série de neoplasias malignas e benignas que afetam a boca. Algumas delas, como o melanoma, podem afetar diversos tecidos e, dentre eles, a mucosa oral.

Mesmo sendo um câncer que tem baixa frequência na mucosa da boca, temos aqui todas as informações sobre o tema. Confira o artigo completo sobre o melanoma, incluindo seu efeito na mucosa bucal.

O melanoma é uma neoplasia maligna que tem origem nas células produtoras de pigmento (melanócitos). Assim, podem ocorrer na pele, orelhas, olhos, membranas mucosas, genitais e trato gastrointestinal. É uma neoplasia perigosa por ter uma facilidade em criar metástases, embora não seja uma patologia recorrente.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano. Apesar de ser um número baixo, a doença assusta pelo seu grau de agressividade.

Sintomas do Melanoma

Separamos alguns sintomas de melanoma para ajudar na identificação das feridas e manchas. Confira:

Existem também algumas características do melanoma que podem servir como sintoma ou suspeita. Confira:

Melanoma na Boca

O melanoma na mucosa oral não é a neoplasia bucal mais comum. No entanto, acontece e, por ser agressiva, precisamos estar atentos aos seus sinais.

A ferida do melanoma pode se apresentar como uma mácula ou úlcera de bordas assimétricas e irregulares. Seu crescimento vertical é rápido e podem surgir lesões-satélites.

Os sintomas mais comuns são:

No entanto, é importante que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas e a neoplasia é descoberta em exames clínicos.

Tratamento de Melanoma

O tratamento dessa neoplasia é feito com cirurgia e medicamentos. No entanto, cada caso exige um tipo de cirurgia, que pode ser mais ou menos invasiva dependendo da área atingida.

Já dentre os medicamentos, a radioterapia ou a quimioterapia podem ser utilizados após a cirurgia para evitar um retorno da neoplasia.

Gostou de saber mais sobre o melanoma? Aqui na Simpatio você pode encontrar diversos artigos sobre neoplasias, veja-os aqui.

Sair da versão mobile