Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Mastigação unilateral causa diversos problemas bucais

Mastigação unilateral causa diversos problemas bucais

Os principais problemas que a mastigação unilateral causa são a assimetria facial, a DTM e o desgaste dos dentes

Quando estamos entretidos com a nossa rotina, acabamos realizando diversos hábitos que trazem prejuízos à nossa saúde bucal. Um deles é a mastigação unilateral, que pode causar a assimetria da face.

Além da assimetria, a mastigação unilateral também provoca disfunções na articulação temporomandibular e desgaste exacerbado na superfície oclusal do dente, já que a mordida concentra-se somente naquela parte.

Então, a mastigação unilateral é quando o paciente mastiga o alimento preferencialmente em um só lado da boca.

Analogamente, é como se você usasse somente o braço direito para fazer suas atividades. Isso faria com que ele ficasse mais fortalecido que o esquerdo.

No entanto, para a nossa boca, a mastigação feita de um lado só desencadeia algumas questões.

Vamos ver quais são os principais riscos dessa mastigação:

Assimetria facial

A assimetria facial é um desequilíbrio entre os dois lados do rosto. Na maioria dos casos, a desigualdade não é muito perceptível. Mas se os hábitos que contribuem para isso forem contínuos, acabam aumentando o distúrbio.

Se um paciente tem a prática de mastigar só de um lado, isso incentiva um crescimento descompassado do osso da boca dessa mesma região.

Além disso, esse ato reflete até na simetria dos olhos, por conta da hipertrofia, ou seja, um lado fica mais desenvolvido que o outro.

Sintomas da assimetria

Tratamentos

Os tratamentos mais recomendados para tratar o desequilíbrio são:

Proporcionada pelo fonoaudiólogo, é uma prática inserida à rotina da pessoa. O especialista passará alguns exercícios que auxiliem na aparência da face, minimizando as linhas de expressão e equilibrando suas funções, o que buscará reduzir vícios realizados durante a fala, a mastigação e a deglutição.

Em casos mais graves, as cirurgias plásticas são as mais indicadas, principalmente quando começa a afetar a saúde do paciente. Elas visam retomar a integridade do nariz e da mandíbula, por exemplo.

Os aparelhos ortodônticos são usados para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. O tratamento possui fins estéticos e funcionais.

O botox é um procedimento inicialmente feito para fins estéticos. Através da toxina botulínica, o método consiste em suavizar as rugas e as linhas de expressão do rosto, melhorando a simetria facial.

DTM

A ATM, a articulação temporomandibular, é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, sendo responsável por toda a movimentação da maxila inferior: para frente, para trás e para os lados.

Logo, a disfunção temporomandibular (DTM) é resultado de problemas na ATM, que impede movimentos mastigatórios e fonéticos.

Sintomas da DTM

Tratamento

Uma das indicações é a aplicação de bolsas de água quente onde o paciente sente dores. O uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos também podem ser recomendados após diagnósticos médicos.

Em situações mais graves, a melhor alternativa é a cirurgia, para recompor as partes afetadas.

Desgaste no dente

O desgaste no dente é uma forma de deterioração. Os dentes diminuem devido aos hábitos inadequados e problemas oclusais.

No caso da ação de mastigar de um lado só, o tipo de desgaste dental relacionado é o abrasivo, que acontece por causa dos atritos constantes.

Tratamento

Para reconstruir a superfície, o dentista terá de restaurar o dente, permitindo que ele retome sua função e sua estética novamente.

O procedimento é feito com resina, já que ela possui a mesma coloração dos dentes.

Portanto, da próxima vez que você for mastigar algo, atente-se! Se você estiver realizando uma mastigação unilateral, a melhor forma de prevenir contratempos no futuro é equilibrando o exercício. Faça uma alternância dos movimentos.

Sair da versão mobile