Simpatio
DENTISTAS

Lippia sidoides também faz parte do grupo dos fitoterápicos

Lippia sidoides também faz parte do grupo dos fitoterápicos

Presente nesse universo da medicina alternativa, apresenta diversos benefícios para saúde

Pouco conhecida pelo seu nome botânico, a Lippia Sidoides está presente na grande maioria das lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e mercados livres. Além de ser um tipo de terapia floral efetiva.

O alecrim-pimenta, como é popularmente chamada a Lippia Sidoides, pode ser usado na preparação de chás, tinturas e ainda óleos essenciais.

Lippia Sidoides é uma planta que pertence à família Verbenaceae. É um arbusto silvestre originário do nordeste do Brasil e possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas.

Outros nomes populares são alecrim-grande e estrepa-cavalo.

Para que serve a Lippia Sidoides?

O alecrim-pimenta tem como principal função medicinal ser usado no tratamento de diversos problemas e patologias, como por exemplo:

Além disso, é conhecida por ser muito eficiente no tratamento de problemas e descamação no couro cabeludo, caso da caspa. E também auxilia na eliminação de piolhos.

Principais Propriedades

Suas propriedades são o que há de mais valioso em sua composição, uma vez que incluem ações antioxidantes, antissépticas, anti-inflamatórias, atividade antimicrobiana e antifúngica.

O alecrim-pimenta é composto de flavonoides, quinonas, triterpenos, lignanas, esteroides livres e glicosilados e ácidos orgânicos.

Por isso, seu óleo essencial tem valor de venda, tendo o timol e o carvacrol como principais componentes.

Dessa forma, diversas doenças e problemas de saúde que envolvem qualquer uma dessas situações que indicamos, podem ser tratadas com auxílio do vegetal.

Benefícios da Lippia Sidoides

Essa planta possui um uso recorrente na medicina popular. Principalmente como antisséptico e anti microbiano, uma vez que são suas folhas e flores que constituem a parte medicinal deste vegetal.

O óleo essencial das folhas do alecrim-pimenta também é muito utilizado pelas indústrias farmacêuticas, de perfumaria e cosméticos. Isso porque é rico em propriedades antimicrobianas e aromáticas.

Por meio do extrato da Lippia Sidoides, seu chá e a tintura diluída são usados no tratamento de problemas de pele. Em especial, em pessoas com problemas de acne e excesso de oleosidade.

Além de todos esses benefícios, até então não foram indicadas contraindicações e nem efeitos colaterais após o uso ou ingestão da planta. Ou seja, não há nenhum tipo de restrição.

Uso Odontológico da Lippia Sidoides

Os principais benefícios da Lippia Sidoides na odontologia são resultantes das diversas atividades biológicas apresentadas pelos óleos essenciais e o potencial antibacteriano do óleo essencial.

Por ser um antisséptico eficaz e ainda composto sem álcool, acabou se tornando um elemento utilizado de forma convencional nos antissépticos do mercado.

Através de bochechos com o chá da planta diminui o acúmulo de bactérias em boa proporção. Evitando assim a manifestação do biofilme dental.

Já com relação ao óleo essencial de alecrim pimenta, quando aplicado regularmente nos dentes, pode prevenir e ainda auxiliar no tratamento da cárie.

Se as propriedades e benefícios da Lippia Sidoides te interessaram, não deixe de questionar seu cirurgião-dentista sobre o uso. Garantindo desse modo total segurança da sua saúde bucal.

Sair da versão mobile