Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Ligamento estilomandibular: saiba mais sobre suas funções

Ligamento estilomandibular é um dos que compõem a face

Fazendo parte da articulação temporomandibular, tem suas funções e importância

Conhecer a anatomia da nossa face é algo muito importante para entender profundamente como funciona, principalmente para os dentistas. O ligamento estilomandibular, por exemplo, faz parte dela.

Dessa forma, para entender melhor sobre o que é o ligamento estilomandibular, preparamos este artigo.

O ligamento estilomandibular está entre um dos ligamentos presentes ATM. É o responsável por impedir que ocorra uma protusão excessiva.

Juntamente com o auxilio de outros ligamentos e músculos, é muito importante para o bom funcionamento dos movimentos do rosto.

O Que é o Ligamento Estilomandibular?

Além do que já explicamos no parágrafo anterior, de uma forma mais detalhada, ele é um ligamento acessório.

Dessa forma, é composto principalmente por um espessamento da fáscia cervical profunda. Tem também uma extensão do processo estiloide até a margem posterior do ângulo e ramo da mandíbula.

Sua principal função é ajudar a limitar a protusão anterior da mandíbula e fazer com que os processos nessa região ocorram então da melhor forma possível.

Quais São os Ligamentos da ATM?

Bom, você deve estar se perguntando qual a função dos ligamentos para os movimentos mandibulares, não é mesmo? Não se preocupe, nós te explicaremos logo abaixo neste artigo.

Realizando seu trabalho na ATM juntamente com os músculos, os ligamentos são quem proporciona uma maior capacidade de estabilidade às articulações.

Dessa forma, servem principalmente para oferecer uma maior estabilidade e fixar os limites dos movimentos condilares.

A articulação temporomandibular é então sustentada basicamente por quatro principais ligamentos. São eles:

  1. Os ligamentos colaterais medial e lateral (também conhecidos como ligamentos discais) – auxiliam na conexão entre os lados medial e lateral do disco articular com o mesmo lado do côndilo;
  2. O ligamento temporomandibular – está localizado no aspecto lateral da cápsula, e sua função inclui a prevenção de deslocamento lateral ou posterior do côndilo;
  3. O ligamento estilomandibular – se origina do processo estiloide e se insere no ângulo da mandíbula. Ele é responsável por permitir a protrusão da mandíbula;
  4. O ligamento esfenomandibular – se estende entre a espinha do osso esfenóide e a língula da mandíbula. Ele contribui para a limitação dos movimentos de protrusão extensa e abertura da boca.

O ligamento temporomandibular é o que tem maior importância para a articulação. Desse modo, ele é o que se forma por meio da face lateral da capsula articular.

Conhecendo Mais Sobre a Articulação Temporomandibular

Sabemos que o ligamento estilomandibular faz parte da ATM. Mas quais outras estruturas que compõem essa articulação? Os principais que podemos observar são:

Ficou curioso e querendo se aprofundar ainda mais no assunto sobre cada um desses elementos? Saiba que nós também já temos um artigo completo sobre a articulação temporomandibular e suas características.

Além disso, também destacamos quais os principais problemas que podem atingir essa região importante do rosto.

Sem dúvidas, o ligamento estilomandibular faz parte de um dos grupos mais importantes de formação da face. É por isso que dentistas devem entender seu funcionamento e impacto para certos tratamentos odontológicos.

Sair da versão mobile