Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Evite os lábios rachados com cuidados e hidratação

Evite os lábios rachados com cuidados e hidratação

Conheça algumas técnicas para inibir o ressecamento dos lábios

Você já sentiu os seus lábios rachados e ressecados? Quando isso acontece, eles apresentam um aspecto esbranquiçado e escamado que não agrada a ninguém.

Contudo, os lábios rachados não são apenas um incômodo estético, podendo causar dores para quem é afetado.

Lábios rachados, geralmente, estão relacionados ao clima seco, à temperaturas baixas. Mas, outros diversos fatores podem ocasionar o problema, como o uso de determinados medicamentos e deficiências nutricionais.

A descamação do lábio, além de dores e incômodos, também pode motivar sangramentos.

O que causa os lábios rachados?

Lábios secos ou descamados podem ser ocasionados por:

Como cuidar dos lábios rachados?

Procurar manter os lábios hidratados é uma boa maneira de evitar o aparecimento de rachaduras. Desse modo, é indicado o uso de produtos como protetor labial, manteiga de cacau e creme bepantol.

Ainda, existem algumas receitas caseiras que podem ser úteis para quem quer evitar os lábios secos. Utilizar óleo de amêndoa, cera de abelha, óleo de coco ou azeite de oliva para hidratar os lábios são alguns dos exemplos.

Tomar água e manter o corpo hidratado também é uma boa dica. Além disso, o uso de batons que contenham filtro solar em sua fórmula impedem os problemas pela exposição do sol.

O que causa boqueira?

Boqueira é o nome popular das incômodas e dolorosas feridas que aparecem nos cantos da boca. Tecnicamente, essas feridas são chamadas de quelite angular.

Em geral, esse problema é fruto dos lábios ressecados. Porém, seu aparecimento também pode estar atrelado ao acúmulo de fungos ou bactérias nessa região.

Esse acúmulo se dá pela junção de saliva nos cantos da boca e pela falta de higiene bucal adequada.

Além disso, alguns outros fatores, como a idade, a ausência de dentes, o uso de dentaduras mal adaptadas ou aparelhos ortodônticos também facilitam o surgimento das feridas.

Outro risco que envolve a quelite angular é o desenvolvimento de infecções e a formação de pus ao redor.

O que cura boqueira?

Quando a boqueira não é tratada da maneira correta, pode deixar de ser um problema passageiro e se tornar um problema crônico.

Assim, é necessário o uso de medicamentos. Geralmente, o uso de pomadas é o mais indicado.

Contudo, nos casos menos graves, assim como nos lábios rachados, basta eliminar o causador da quelite angular para que os lábios possam se reestruturar.

Sair da versão mobile