Simpatio
DENTISTAS

Implante zigomático é indicado em casos de atrofia óssea

Implante zigomático é indicado em casos de atrofia óssea

Entenda um pouco mais sobre as vantagens desse procedimento

Pacientes que utilizam dentadura por muito tempo acabam perdendo ossos da região maxilar, o que pode acarretar uma atrofia óssea. Para eles, uma alternativa pode ser o implante zigomático.

Em casos como esses, a prótese não se estabiliza na boca, não se fixando de forma adequada e causando bastante desconforto e dificuldade a mastigação e fala. Aí, a necessidade do implante zigomático.

O implante zigomático, como o próprio nome já diz, é um implante de titânio fixado no osso zigomático por um acesso intrabucal. Esse tipo de implantes tem como função servir de ancoragem para próteses dentárias.

Quando bem executada, essa técnica apresenta um índice alto de sucesso nos pacientes.

Quando o tratamento é indicado?

A partir de exames de raio x analisados criteriosamente, o dentista pode indicar esse tratamento.

O conveniente, é que ele seja efetuado quando existe a ausência severa de ossos maxilares do paciente e a reconstrução a partir de enxertos é complicada ou o paciente não deseja essa opção.

O detalhe é que esses implantes só podem ser realizados na parte superior da arcada dentária, onde fica localizado o osso zigomático.

Como é realizado o implante

Os pinos de titânio são ancorados e fixados ao osso zigomático, que se localiza acima do maxilar.
Esse osso é responsável pela projeção facial, popularmente conhecida como nossa “maçã do rosto”.

Após dois ou três dias da cirurgia, a prótese é colocada. Em casos de enxertos de grande porte, deve-se utilizar uma prótese provisória móvel por, aproximadamente, seis meses. O procedimento é realizado em hospital.

Os implantes de titânio são longos e podem variar, normalmente, de 3 a 5 centímetros, diferente dos convencionais que medem de 1 a 1,5 centímetros.

A técnica, que foi proposta por um professor doutor, o sueco Branemarck em 1998, quando bem empregada apresenta elevados índices de sucesso.

A indicação dos implantes zigomáticos obedece a um rigoroso critério de avaliação, devendo a sua utilização restringir-se a casos específicos.

Vantagens do implante zigomático

Tratamentos realizados com implantes de titânio apresentam uma série de vantagens ao paciente, tais como:

Quando não é aconselhável realizar o procedimento?

É importante ressaltar que os implantes são indicados para substituir dentes perdidos ou, eventualmente, que não se formaram.

Assim, em todas as idades pode haver indicação para instalação de implantes.

Entretanto, a recomendação mais conservadora sugere que os implantes sejam instalados somente após o término do crescimento corporal ,ou seja, a partir do final da adolescência, quando a pessoa já está bastante desenvolvida.

Quanto às demais idades, toda pessoa tem condições de receber tratamento com implantes, incluindo-se nessa categoria os mais idosos.

Condições locais, situações sistêmicas, hábitos comportamentais, etc serão importantes na tomada de decisão. Mas sabe-se que a idade avançada não é um fator limitador da colocação de implantes.

O especialista fará uma avaliação personalizada e analisará, com o apoio de exames médicos, as particularidades de cada caso, definindo se o uso do implante zigomático é possível.

Sair da versão mobile