Inovação tecnológico diminui a dor na hora de colocar implantes dentários
Não é novidade que um grande número de pessoas deixa de ir ao consultório odontológico por medo ou receio de sentir dor. Alguns tratamentos, como o implante sem corte, foram desenvolvidos para facilitar a vida dessas pessoas.
Para os chamados odontofóbicos, um procedimento sem pontos, sangramentos e inchaços é uma vantagem. O implante sem corte proporciona isso e muito mais.
Implante sem corte é uma das novidades proporcionadas pelo avanço da tecnologia. Conhecido também por cirurgia guiada, esse procedimento tem o planejamento e a realização facilitados pela utilização de softwares digitais.
Como ocorre a cirurgia do implante sem corte?
Em uma cirurgia de colocação de implante dentário convencional, o profissional da odontologia faz cortes na gengiva. Dessa maneira, é possibilitada a colocação do pino que, por sua vez, acolherá a prótese dentária.
Já no procedimento que visa a colocação de implante dentário sem corte, o planejamento acontece de forma virtual. Para isso, são realizados exames de tomografia computadorizada que geram imagens digitais da arcada.
Assim, o cirurgião-dentista pode planejar o tratamento, escolhendo, por exemplo, a melhor posição e inclinação para a prótese. Tudo isso sem a necessidade de realizar os temidos cortes na gengiva.
O próximo passo é a confecção da guia cirúrgica, utilizada para direcionar o local exato da colocação do implante. Ao final, é realizada apenas uma pequena perfuração, de cerca de 2,7 mm de diâmetro, para cada implante.
Um componente cicatrizador também é instalado para agilizar ainda mais o processo.
Vantagens do implante sem corte
A técnica de implante sem corte na boca tem como principal vantagem a agilidade.
Isso porque, uma vez que dispensa a realização de pontos ou suturas na boca do paciente, o procedimento economiza bastante tempo, tanto do profissional, quanto do paciente.
Essa agilidade se estende também aos cuidados após a cirurgia, uma vez que o método sem corte diminui os riscos de inchaço, sangramento e apresenta cicatrização acelerada.
A precisão do procedimento também é ampliada, ao passo que o implante dentário sem corte requer uma quantidade menor de anestesia para sua realização.
Desvantagens do implante sem corte
A principal desvantagem do implante sem sofrimento está relacionada a seu custo, que é mais elevado quando comparado aos métodos de implante convencionais.
Ainda, em alguns casos, existe a necessidade da realização de procedimentos de correção da gengiva para obter um melhor efeito estético.
Como ocorre a recuperação do implante sem corte?
Uma vez que esse método é pouco invasivo, a sua recuperação também é mais ágil e fácil. Desse modo, entre alguns dos cuidados que as pessoas que passarem pelo procedimento devem tomar, estão:
- Manter uma boa saúde bucal;
- Evitar hábitos nocivos, como fumar;
- Visitar o médico dentista para que o profissional avalie e realize as manutenções necessárias para o procedimento.
Indicações do implante sem corte
Esse método é indicado especialmente para pessoas que perderam todos ou quase todos os elementos da arcada dentária ou já fazem uso de dentaduras.
Para a realização do implante sem corte é necessário que o paciente esteja com a saúde bucal em dia.