Ícone do site Simpatio
CLÍNICAS

Gesso odontológico: saiba quais são os diferentes tipos

Gesso odontológico é crucial para confecção de moldes

Material tem uso tradicional na odontologia e apresenta diferentes tipos

Próteses e restaurações dentárias são um dos pilares da odontologia. Quando o paciente perde um dos dentes, este é o tratamento mais adequado. Contudo, durante muito tempo, esses procedimentos só foram possíveis graças ao gesso odontológico.

Material fundamental, o gesso odontológico se apresenta em diferentes tipos, que possuem características diferentes para cada necessidade.

O gesso odontológico é um material produzido a partir de minerais e com coloração branca, frequentemente utilizado na odontologia.

Funções do gesso odontológico

O gesso é um dos materiais odontológicos utilizados na confecção de restauração odontológicas indiretas. Essa restauração é um procedimento que visa reabilitar um dente e retornar à sua forma e função originais.

Ela é chamada de indireta por não ser aplicada diretamente na boca do paciente, uma vez que o material protético é confeccionado em laboratório.

Em geral, esse processo é aplicado em dentes que sofreram perdas de partes de sua estrutura. Desse modo, essas perdas podem ser ocasionadas, por exemplo, por cárie, quebras, traumas ou até mesmo tratamento de canal.

Assim, o gesso odontológico é utilizado tanto para a confecção de moldes, modelos ou moldagens odontológicas.

Características do gesso odontológico

Em geral, os gessos odontológicos são moldáveis e resistentes. Além disso, eles contam com secagem rápida para otimizar e agilizar o tratamento odontológico.

Contudo, é necessário um tempo até que possa ser manipulado de forma eficaz.

Tipos de gessos odontológicos

Existem diferentes tipos de gesso odontológico. Confira quais são:

Sair da versão mobile