Simpatio
DENTISTAS

Felipressina estimula o bloqueio anestésico no organismo

Felipressina estimula o bloqueio anestésico no organismo

Confira aqui a importância do uso da felipressina na área da odontologia

Durante alguns procedimentos odontológicos os profissionais precisam aplicar anestesias locais. E, em conjunto com essas anestesias, os profissionais também usam outras substâncias. Uma delas é a felipressina.

Ela é inserida no grupo dos vasoconstritores. Por isso, permite a maior duração do bloqueio anestésico no organismo do paciente. Mas, afinal, o que é a felipressina?

Felipressina é uma substância associada à aplicação das anestesias odontológicas.

Se você ficou interessado pelo tema, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o uso dessa substância na odontologia.

Conhecendo Mais Sobre os Vasoconstritores

Como já vimos, a felipressina é um tipo de vasoconstritor. Mas, afinal, o que é isso?

O vasoconstritor é um tipo de substância química, que ao agir junto com os sais anestésicos, permite a maior duração do bloqueio anestésico e diminui a toxicidade dos sais anestésicos.

Importante: isso é garantido a partir da lenta absorção desses sais. Os vasoconstritores mais utilizados na área da odontologia são:

Um curiosidade é que cada substância é usada em quadros clínicos específicos. Em pacientes gestantes, por exemplo, é mais comum usar a adrenalina (associada à lidocaína).

Quando a Felipressina é Usada?

A substância felipressina é utilizada em conjunto com o anestésico prilocaína. Dessa forma, a anestesia odontológica tende a durar mais e ser menos tóxica para o organismo do paciente.

Os profissionais da odontologia analisam com cuidado o quadro clínico do paciente antes de usar a substância e o anestésico. No entanto, os dentistas indicam o uso desse conjunto, principalmente, em pacientes com diabetes tipo 1 e 2.

Curiosidade: a adrenalina não é usada em casos de diabetes porque a substância pode causar hiperglicemia.

No entanto, é preciso ficar atento para as contraindicações do uso de conjunto.

Sendo assim, os profissionais com pacientes com alterações cardiovasculares, como angina, arritmia, avc recente e infarto, devem evitar utilizar a aplicação desse conjunto.

Agora, pacientes hipertensos com a pressão arterial controlada, podem fazer o uso da substância com os sais anestésicos. Mas, o profissional deve ficar atento para qualquer mudança na pressão e no quadro do paciente.

Efeitos Colaterais da Anestesia

Na maioria dos casos, os efeitos da anestesia odontológica somem dentro de algumas horas após o término do procedimento. Por isso, não fique preocupado! Isso porque a sensação é passageira.

É normal que você sinta alguns desses efeitos após a aplicação da anestesia:

Lembre: as reações são passageiras, por isso elas vão desaparecendo aos poucos.

Agora, quando as reações duram por muitas horas ou até chegam a durar por alguns dias, é ideal que você procure por uma orientação profissional.

Por isso, marque uma consulta com o profissional de confiança caso você tenha alguma dúvida sobre o tratamento.

Dessa forma, as reações das anestesias junto com as substâncias, tipo a felipressina, vão se manifestar de maneira controlada.

Sair da versão mobile