Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Doxiciclina: saiba quando usar em tratamentos odontológicos

Doxiciclina é aplicada como tratamento odontológico

Confira aqui como a doxiciclina é aplicada na área da odontologia

Doenças e alterações no nosso organismo podem exigir a ingestão de medicamentos. Existem diversas opções no mercado, e entre tantas, está a doxiciclina.

O tratamento com a doxiciclina remédio será indicado a partir da avaliação do quadro clínico do paciente. Portanto, é importante a consulta com um profissional da área da saúde.

Doxiciclina é um antibiótico do grupo das tetraciclinas e age contra bactérias. É apresentada em forma de comprimidos comprimidos solúveis  de 100 mg, e o tempo médio para início de sua ação no corpo é de aproximadamente 4 a 5 dias depois da primeira dose.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o uso da doxiciclina. Vamos começar?

Indicações e contraindicações da Doxiciclina

O medicamento é indicado para as seguintes situações:

No entanto, os profissionais contraindicam o medicamento nos seguintes quadros clínicos:

Médicos e dentistas podem receitar o medicamento, mas o importante é sempre ter um acompanhamento de um profissional da saúde.

Quais são as reações adversas da Doxiciclina?

As reações ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente. No entanto, elas estão relacionadas com a dose e com a duração do tratamento.

Alguns dos efeitos colaterais da doxiciclina apresentados na bula são:

Doxiclina e a Odontologia

Como vimos, os profissionais da odontologia podem receitar o remédio a partir do diagnóstico e quadro clínico do paciente. A doxiclina pode ser uma alternativa em alguns tratamentos odontológicos.

Desse modo, pacientes com os seguintes quadros clínicos podem usar o medicamento como forma de reabilitação:

É importante que ressaltar que o uso deste medicamente deve ser prescrito pelo cirurgião-dentista para conseguir adquiri-lo na farmácia. Além disso, o profissional deve indicar a dose e duração do tratamento com doxiciclina.

Por isso, marque uma consulta e fique atento às recomendações que o seu profissional de confiança indica. Assim, você consegue realizar o tratamento com a doxiciclina de forma adequada e livre de consequências mais graves.

Sair da versão mobile