Simpatio
PACIENTES

Dormência no rosto tem causas diversas: descubra quais são!

Dormência no rosto tem causas diversas: descubra quais são

Confira aqui as principais causas para a dormência no rosto

Você já sentiu uma sensação estranha na região do seu rosto? Algo que se parece com um formigamento? Se a resposta for sim, é bom ficar atento! Isso porque você estar com dormência no rosto.

Apesar de parecer inofensiva e passageira, a dormência no rosto pode indicar problemas sérios na saúde. Por isso, é bom visitar o profissional de confiança para o diagnóstico correto. Mas o que significa a dormência no rosto?

Dormência no rosto é um tipo de sensação que temos quando perdemos a sensibilidade nessa parte do corpo. Dessa forma, temos a impressão de que o nosso rosto está formigando.

Quais são as principais causas da dormência no rosto?

O formigamento no rosto pode ter diferentes causas. A maioria está ligada à pressão sobre os nervos faciais. Algumas das principais são:

Além dessas causas, outras indicam problemas de saúde mais sérios. Vamos conhecer mais sobre elas.

Paralisia facial

A paralisia facial também é conhecida como paralisia de Bell ou facial periférica.

Ela representa uma fraqueza nos músculos faciais por conta do inchaço ou inflamação do nervo facial. Isso faz com que metade do rosto fique com o aspecto de “caído” ou “inclinado”.

Desse modo, a feição do paciente fica pouco natural e ele não consegue controlar a área afetada. Na maioria dos casos, pode ser revertida.

AVC

O AVC também é conhecido como acidente vascular cerebral. Ele corresponde à obstrução de uma artéria. A consequência desse quadro é que o sangue não consegue chegar em determinadas áreas do cérebro.

Dessa forma, alguns vasos sanguíneos são rompidos e os sintomas são sentidos em diferentes partes do corpo. Isso pode acontecer de maneira isolada ou combinada.

A sensibilidade na face é um desses sintomas. O paciente sente um lado da face torto, assim como a pálpebra ou canto da boca caído.

Alterações odontológicas

Diversos problemas odontológicos podem causar a dormência na cabeça, bem como a dormência na boca. Alguns dos principais são:

Além disso, a sensibilidade no rosto pode ser efeito de procedimentos cirúrgicos. Isso porque durante as cirurgias odontológicas os profissionais podem atingir nervos faciais.

Posso tratar a dormência?

Na maioria dos casos a dormência na face é temporária. Mas é bom procurar pelo profissional de confiança e ver quais possíveis tratamentos são indicados para o seu quadro.

Importante: o tratamento varia de acordo com a causa da dormência.

Nos casos de AVC, pode ser feito com a medicação de fármacos tipo tPA, que são anticoagulantes. A paralisia facial é tratada com medicamentos, fisioterapia e uso de compressas de água quente.

Além disso, as alterações odontológicas também pedem por tratamentos diferentes. Dessa forma, podem ser sugeridos medicamentos, limpezas e procedimentos odontológicos.

Por isso, marque uma consulta com o profissional de confiança. Assim, é possível descobrir o diagnóstico e planejar o melhor tratamento para a sua dormência no rosto.

Sair da versão mobile