Entenda quais hábitos você deve seguir para ficar longe dessas anomalias
É inevitável pensar na cárie quando falamos sobre doenças bucais. Porém, apesar dela ser a mais comum e talvez mais conhecida, não é o único problema que pode afetar a nossa cavidade bucal.
Por ser escura, quente, úmida e propícia ao acúmulo de alimentos e bactérias, a nossa boca está sujeita ao desenvolvimento das mais diversas doenças bucais.
As doenças bucais devem ser tratadas com muita seriedade e exigem uma higiene bucal minuciosa. Caso contrário, elas podem acarretar complicações severas.
É claro existem dezenas de patologias que podem acometer a nossa boca, mas nesse artigo iremos detalhar as mais comuns:
Cárie
Para começar, seria injusto não falar da cárie. Apesar de ser a mais comum, ela pode ser considerada a grande “estrela” das doenças bucais por ser o ponto de partida de muitas complicações.
A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte e a dentina.
Halitose
A halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito, que se altera e fica com um odor desagradável. Esse problema bucal é temida e embaraçosa.
Ela pode possuir diversas causas, mas a principal é a má higiene bucal.
A anomalia também pode surgir em pessoas com infecções bucais ou estomacais, ou ainda em quem faz uso excessivo de tabaco ou álcool.
Porém, o ideal é sempre realizar o diagnóstico junto a um profissional qualificado.
Gengivite
Trata-se de uma inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nesta região. Normalmente a pessoa afetada apresenta sensibilidade, inchaço, vermelhidão e sangramento na área infeccionada.
Em casos mais avançados, surgem bolsas entre os dentes e a gengiva. Esse quadro tem relação direta com a halitose, podendo ser um dos seus principais fatores desencadeadores.
Placa bacteriana
A placa bacteriana é uma película viscosa e incolor, que se aloja ao redor dos nossos dentes. Ela aproveita os resíduos alimentícios presentes em nossa boca para se nutrir e crescer.
A doença é uma das principais aliadas da cárie, halitose e gengivite, e tem como sintoma a formação de uma grossa camada nos dentes, dor no órgão dental e retração gengival.
Periodontite
É a principal responsável pela perda dental, especialmente em pessoas de faixa etária mais elevada. É ocasionada pelo agravamento da gengivite.
O aumento da sensibilidade e do sangramento são os principais sintomas dessa da doença bucal.
Afta
As aftas geralmente aparecem na língua ou nas paredes internas da cavidade bucal, se apresentando como feridas bastante dolorosas.
Além disso, o afetado pode apresentar ardor, coceira e vermelhidão local. Elas são fruto de pequenas lesões bucais, que são confundidas com bactérias e atacadas por nossas células de defesa
Como me prevenir contra os problemas bucais?
Agora que você já conhece as principais delas, o legal é entender como prevenir doenças bucais. E a melhor maneira de fazer isso é através de uma boa higiene bucal.
O ideal é que você escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre utilizando o fio dental. Lembre-se de escovar sua língua, e utilizar um creme dental com flúor.
Além disso, visitar o seu dentista regularmente é um passo fundamental para se precaver contra as doenças bucais.