Base para os procedimentos mais procurados nos consultórios e clínicas, deve ser conhecido pelos profissionais
Quem nunca pesquisou por um algum procedimento estético para os dentes? Pois é. Mas você sabia que existe um diagrama de referências estéticas dentárias?
É fundamental que todos os cirurgiões-dentistas conheçam o diagrama de referências estéticas dentárias, oferecendo os melhores resultados aos seus pacientes.
O Diagrama de Referências Estéticas Dentárias é quem define o que deverá ser criado ou alcançado com os dentes ântero-superiores.
Seu principal objetivo é dar uma ideia perfeita dos posicionamentos e proporções que os dentes mantêm entre si e também a relação desses com a gengiva e os lábios.
O Que é o Diagrama de Referências Estéticas Dentárias?
Também conhecido pela sigla DRED, esse diagrama é formado por seis caixas que englobam os dentes incisivos e caninos superiores. Dessa forma, cada um de seus limites irá ser específico para cada referência estética.
Então, cada uma dessas caixas irá envolver o seu respectivo dente, sempre respeitando aos seus limites.
Embora essas caixas sirvam ainda como uma referência para os diversos planos de observação, o diagrama será avaliado em uma visão de 90º em relação ao plano frontal, ou seja, perpendicular a esse plano.
Além disso, o diagrama tem um conceito muito parecido com alguns outros conhecidos pelos estudiosos da área. Porém, ele apresenta diferenças sutis na sua concepção, sendo a principal a avaliação das linhas do sorriso.
Para Que Serve o Diagrama de Referências Estéticas Dentárias?
A partir da utilização desse diagrama, é possível analisar diferentes situações que envolvem a dentística. Principalmente, é possível visualizar:
- Se há uma simetria entre todos os dentes;
- Eixos dentários;
- Limite do contorno gengival;
- Nível do contato interdentário;
- Bordas incisais;
- Proporções dentárias;
- Linhas do sorriso.
Fazer a utilização desse material, facilita não só o planejamento, mas também a visualização do melhor posicionamento estético dos dentes anteriores.
Dessa forma, as informações fornecidas podem ajudar a reorganizar e reestruturar casos em que os dentes precisarem que ser reposicionados e/ou restaurados.
Utilizando o Diagrama de Referências Estéticas Dentárias
São duas as principais patologias envolvendo a ortodontia em que esse material é necessário e traz os melhores resultados. São elas:
- Fechamento de diastemas – O fechamento de diastemas pode ser feito com auxílio da Ortodontia, com preenchimento de materiais restauradores diretos (resina composta), indiretos (facetas de porcelana, coroas protéticas) ou ambas as opções (Ortodontia e Cosmética). O reposicionamento deve ser feito com base no diagrama pois, seguindo esses parâmetros, a visualização do posicionamento certo dos dentes fica mais simples.
- Sorriso invertido – As bordas incisais dos dentes ântero-superiores devem criar uma forma que se pareça com um prato fundo, onde os incisivos centrais estão mais inferiormente aos incisivos laterais e caninos, ficando então paralelos ao lábio inferior. Embora a maneira mais comum em que se observa a inclinação de incisivos superiores seja através de uma visão sagital ou oblíqua, o DRED também pode ajudar, oferecendo uma vista frontal.
Além disso, existe também o diagrama de referências estéticas facial, também conhecido pela sigla DREF. Com os mesmos objetivos que o dentária, o que muda é que o tratamento é realizado em problemas na face.
A estética em ortodontia é algo que está sempre em alta. Por isso, o diagrama de referências estéticas dentárias deve ser um aliado dos cirurgiões dentistas.