Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde
O câncer é uma doença complicada e dolorosa. Seus tratamentos costumam ter efeitos severos! Para chamar atenção para essa patologia, foi criado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Sabemos que ele pode se desenvolver em diversas áreas do corpo, inclusive na boca. Assim, o Dia Mundial de Combate ao Câncer também tem importância para a odontologia.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data que promove a conscientização sobre os riscos e importância do diagnóstico precoce do câncer. Incluindo também o câncer bucal.
Quando acontece o dia mundial de combate ao câncer?
O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa maneira, o Dia Mundial Contra o Câncer acontece em 31 de maio.
No mesmo dia ocorre também o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Essas duas datas têm como objetivo alertar o população sobre os riscos do câncer.
Além disso, também divulgam a importância de um diagnóstico precoce no combate ao câncer de boca. A luta contra o câncer bucal é muito relevante também no Brasil.
Isso porque, segundo estatísticas elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer, só em 2018 houveram 14.700 novos casos diagnosticados.
É por isso que, em uma iniciativa do Ministério da Saúde, ocorre a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, entre os dias 05 e 09 de novembro.
Características do Câncer Bucal
Entre as principais causas de um câncer na boca, podemos citar o tabagismo. Isso porque a fumaça nociva entra em nosso corpo diretamente pela boca.
Outras possíveis causas que podem estar associadas a esse desenvolvimento são a má higiene bucal, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a falta de vitamina C na dieta.
Os sintomas comuns dessa doença são:
- O aparecimento de ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca. É importante prestar atenção principalmente em feridas que sangram com facilidade e não parecem melhorar;
- Desenvolvimento de caroço ou inchaço na bochecha;
- Dificuldade para mastigar ou engolir;
- Aparecimento de manchas brancas ou avermelhas na região da gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
- Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
- Dor sem razão aparente;
- Sensação de ter algo preso na garganta;
- Alterações na fala.
Ainda, são 4 os possíveis tipos de câncer na boca. O carcinoma de células escamosas é o mais comum deles e tem início em formas primitivas de células escamosas, que normalmente formam o revestimento da boca e da garganta
O carcinoma verrucoso é um dos mais raros e pode se espalhar por outras áreas do corpo. O carcinoma de glândulas salivares pode se desenvolver nas glândulas da mucosa oral ou perto da garganta.
Já os linfomas se iniciam nas regiões das amígdalas e base da língua.
Em geral, o câncer de boca é tratado através da realização de um procedimento cirúrgico. Posteriormente, o paciente passa por tratamentos com radio ou quimioterapia.
Uma vez que o principal meio de prevenção é a realização de exames de rotina periódicos com profissionais qualificados, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa notável para lembrar o paciente da importância desse diagnóstico.