Ícone do site Simpatio
PACIENTES

O que é dermatite perioral? Entenda sua relação com a Odontologia

O que é Dermatite Perioral? Entenda sua relação com a odontologia

Muito confundida com a acne, dermatite perioral ocorre com mais frequência em mulheres entre 15 e 45 anos e aparece na região bucal

A dermatite é o termo médico utilizado para designar uma inflamação que ocorre na pele. Afetando principalmente mulheres, no período de mais fertilidade, a dermatite perioral é assim conhecida pois manifesta-se na região perioral. Ou seja, na boca e suas regiões adjacentes. E o que isso tem a ver com a odontologia?

Os especialistas atribuem o fluoreto na água ou na pasta de dente como uma das causas da inflamação. Mas, afinal, o que é a dermatite perioral?

Dermatite perioral é uma inflamação de pele que ocorre ao redor da boca, circunscrevendo a região das narinas e do queixo. Caracteriza-se por pápulas avermelhadas, ou seja, bolinhas avermelhadas ao redor da região bucal, podendo evoluir na forma de pústulas, com a formação de pus.

É diagnosticada pela aparência e, por isso, é muito confundida com a acne e também com a rosácea, a qual ocorre nas bochechas e na região centro facial do indivíduo. Na maioria dos casos, a sensação de queimação da pele é notada, assim como irritação e coceira.

Características da Dermatite

A etiologia da dermatite perioral, ou seja, o ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas da doença, ainda é desconhecida.

Porém, sabe-se que a manifestação da doença está ligada ao sistema imune da pele.

O uso contraindicado de corticoides fluorados, as famosas “pomadinhas”, que são normalmente usadas para o tratamento caseiro de espinhas ou picadas de insetos, é uma das causas da situação.

O quadro pode se agravar caso haja aplicação de maquiagem para esconder a aparência do rosto, pois pode haver uma absorção maior da pele.

O uso de anticoncepcionais, fatores genéticos ou superinfecção por algumas bactérias também são algumas das causas mais comuns.

A doença pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. Porém, a dermatite perioral acaba sendo mais comum em mulheres na faixa entre 15 e 45 anos. Mesmo sendo menos frequente em homens é preciso ficar atento.

Tratamento da Dermatite Perioral

Assim que diagnosticada, recomenda-se evitar e suspender produtos dentários fluorados. Além de se mostrar necessário um maior controle do uso de:

A suspensão do uso de cremes com corticosteróides também fundamental para haja recuperação adequada.

O principal tratamento é feito com medicação. O cirurgião-dentista junto com o dermatologista receitarão:

As outras opções são imunomoduladores em creme. Essas substâncias atuam no sistema imunológico garantindo aumento da resposta orgânica contra determinados microrganismos.

Porém, sempre fique atento: antes de usar qualquer pomada ou remédio, vá a um dentista e a um dermatologista de confiança.

Apenas os profissionais da saúde poderão fazer o diagnóstico da doença e indicar o melhor tratamento!

Gostou de saber mais sobre a dermatite perioral? Continue acompanhando os artigos da Simpatio para descobrir mais patologias que podem afetar a boca!

Sair da versão mobile