Além da estética, especialista nessa área ajudam a manter a saúde bucal em dia
A busca por procedimentos estéticos cresceu em 300% nos últimos anos, afirmam dados publicados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Consequentemente, o número de profissionais interessados em trabalhar com essa especialidade também cresceu. Assim, os conhecimentos e técnicas da área da dentística vêm se desenvolvendo cada vez mais.
Lesões na boca e nos dentes, problemas genéticos, traumatismos ou dentes em tons amarelados. São diversos os motivos que levam uma pessoa a estar insatisfeita com o próprio sorriso. Em um mundo onde ninguém deixa lado o cuidado pessoal, a procura por profissionais especializados em dentística se tornou comum.
Dentística é a especialidade na área da odontologia que promove a manutenção, a restauração e a estética dos dentes. Para isso, utiliza de procedimentos como o clareamento dental, restaurações em resina ou porcelana, implantes e gengivoplastia.
No Brasil, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a dentística como especialidade no ramo da odontologia apenas na década de 70, sob o nome de “dentística restauradora”.
Mesmo antes disso, a especialidade já existia como disciplina nas escolas de odontologia. Trinta anos depois, durante a 3ª Conferência Nacional de Especialidades Odontológicas, houve a renomeação para “dentística”.
Áreas da dentística
Existem duas áreas predominantes quando se fala na atuação de um profissional especialista em dentística. São elas:
A dentística preventiva, que envolve a prevenção e os procedimentos relacionados aos cuidados básicos da saúde bucal, como a higienização.
A dentística reparadora, que tem como foco sanar e recuperar a função e a aparência de dentes que sofreram alguma lesão, principalmente em casos de cáries ou traumatismos.
A função preventiva dessa área da odontologia faz com que o especialista tenha que possuir conhecimentos sobre as doenças relacionadas à saúde bucal, e não apenas das técnicas restauradoras.
Os dois campos convergem na busca pelo atendimento responsável ao paciente. Já que o processo de restauração também visa a preservação da estrutura dental que pode ser salva.
Assim, um especialista em odontologia estética usa diversos conhecimentos da área odontológica, como a periodontia, endodontia e cariologia, para exercer sua profissão.
Especialização em dentística
O profissional que busca por uma especialização em dentística pode se graduar em cursos de aperfeiçoamento ou de pós-graduação. Estágios ou atividades relacionadas à estética também são indicados.
Atuações do especialista
Um especialista em dentística desenvolve competências nas atuações em:
- Procedimentos educativos e preventivos;
- Procedimentos estéticos;
- Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
- Restaurações e próteses.
- Confecção de restaurações estéticas;
- Restabelecimento da funcionalidade dos dentes;
- Manutenção de restaurações;
- Restaurações das lesões dentárias, utilizando de procedimentos diretos e indiretos.
Novidades na área
A tecnologia se tornou um grande aliada na área da dentística. As técnicas desenvolvidas nos últimos anos, como o clareamento a laser e o scanner intra oral, possibilitam tratamentos cada vez menos invasivos e confortáveis para os pacientes.
Ao passo em que os pacientes se tornam mais exigente quando o assunto é a aparência de seus dentes, a área da dentística cresce por proporcionar essa experiência aliada à qualidade de saúde bucal.