A melhor forma de prevenir o enfraquecimento do dente é realizando visitas ao dentista
Fraturas e rachaduras sem causa aparente podem ser consequência dos dentes fracos. Infelizmente essa situação desagradável é mais comum do que imaginamos e pode ter diferentes causas.
Apesar de serem estruturas resistentes, os dentes podem enfraquecer quando há negligência da higiene bucal, ou por conta de doenças. Neste artigo, vamos listar algumas das razões mais comuns para dentes fracos.
Os dentes fracos podem acontecer em diferentes fases da vida, sendo mais comuns na infância e juventude. Eles podem causar rachaduras, fraturas ou até mesmo a merda total do dente.
Conheça algumas das complicações e doenças bucais que enfraquecem os dentes:
Bruxismo
O hábito de ranger e apertar os dentes é uma das razões mais comuns em casos de dentes enfraquecidos. O bruxismo é geralmente causado pelo estresse e pela ansiedade e pode levar até mesmo a perda total dos dentes.
O impacto que ocorre durante esse movimento involuntário durante o sono, provica quebras e fissuras nos dentes. Em alguns casos, essas rupturas só são notadas durante a mastigação.
Se você apresentar sintomas como dores na cabeça, nos dentes e na mandíbula, assim como inflamações repetidas da gengiva, procure a orientação de um dentista.
Na maioria dos casos, recomenda-se o uso de uma placa bucal de proteção durante o sono, diminuindo o impacto da mordedura.
Alimentação Inadequada
Você sabia que a deficiência de nutrientes pode ser a causa do enfraquecimento dos seus dentes?
Vitamina C e cálcio são algumas das substâncias importantes que provem da nossa alimentação, auxiliam na manutenção do sorriso e evitam o dente fraco.
Encontrada principalmente em frutas e vegetais, a vitamina C melhora o funcionamento do sistema imunológico, tem propriedades antioxidantes e sua insuficiência prejudica também o sistema bucal.
Já o cálcio é um dos nutrientes mais importantes na formação de dentes e ossos. Para garantir o consumo de cálcio necessário, invista em peixes , verduras cruas, grãos, além do leite e seus derivados.
Outro hábito alimentar bastante prejudicial é o consumo excessivo de bebidas cítricas e alimentos que contenham muitos açúcares. Eles desgastam o esmalte dentários e fragilizam os dentes.
Cáries
A cárie dental é o verdadeiro vilão da saúde bucal. Muito comum, esse problema afeta a estrutura dos dentes e causa quebras ou perdas totais da dentição.
Adotar uma higiene bucal adequada, escovar os dentes diariamente, fazer uso do fio dental e realizar visitas ao dentista são algumas das maneiras de evitar o desenvolvimento de cáries.
Negligência com as restaurações
Se você possui restaurações nos dentes, não deixe de visitar regularmente seu dentista de confiança. A falta de acompanhamento pode acabar tornando seus dentes fracos.
Isso porque, podem ocorrer fissuras e outros problemas nas restaurações, causando cáries e doenças bucais. As restaurações também podem cair ou quebrar e contribuir para o enfraquecimento do dente.
Dentes tortos ou arcada desalinhada
Uma arcada desalinhada pode sobrecarregar a mordida e enfraquecer os dentes. Nesse caso, o tratamento ortodôntico realizado com o uso de aparelho dental, é a medida recomendada.
Para evitar os dentes fracos e qualquer complicação mais grave, não deixe de fazer visitas regulares ao dentista. Apenas o profissional é capaz de diagnosticar e prevenir certas patologias.