Simpatio
CLÍNICAS

Clínica escola: para que serve e quem pode ser atendido?

Sala de atendimento do consultório odontológico vazia, com a cadeira do dentista disposta no centro.

Os atendimentos da clínica escola são feitos por alunos de odontologia, mas os resultados alcançados são de alta qualidade

Durante os anos que o aluno passa na faculdade de odontologia, diversos conceitos são ensinados para que ele se torne um bom profissional. Dentro disso, encontra-se a clínica escola.

Assim, a clínica escola oferece um grande auxílio durante a formação do discente, em conjunto com as teorias ensinadas na sala de aula.

Clínica escola é o nome dado à forma como é feita a introdução das práticas da área de saúde para todos os alunos desse segmento.

Dessa maneira, podemos entender que a chamada clínica escola odontológica é justamente a maneira como os futuros dentistas tem o primeiro contato com a rotina de trabalho que o espera no futuro.

Se você deseja entender melhor para que serve esse passo fundamental durante o estudo da odontologia, te convidamos a acompanhar nosso artigo.

Nele, explicamos não somente qual é a finalidade da etapa como também falamos sobre quem pode ser atendido pelos alunos de odontologia.

Para que serve a clínica escola?

Através da clínica escola de odontologia, o aluno é submetido a situações presentes na rotina de trabalho de um profissional formado.

Em outras palavras, é possível entender que ele realizará atendimentos em pacientes que se encontram em situações distintas, com o intuito de colocar em prática tudo o que foi ensinado nas aulas, capacitando-o para atuar como clínico geral, seja numa clínica odontológica ou em seu consultório próprio.

A aplicação dos conhecimentos do aluno torna-o apto para efetuar procedimentos odontológicos como:

É válido pontuar que os atendimentos são feitos com o auxílio de um profissional da área, normalmente um professor da mesma universidade.

Por isso, os resultados almejados no início de um tratamento serão alcançados devido o compromisso com a alta qualidade dos atendimentos.

E, além de melhorar a condição inicial de um paciente, o aluno também começa a entender melhor como funcionam os atendimentos.

Uma vantagem oferecida para quem deseja passar por uma clínica de universidade é que, geralmente, o preço para os procedimentos é mais barato.

Lembre-se que deve ser feita uma análise de custo-benefício antes de tomar qualquer decisão sobre onde realizar algum tratamento.

Quem pode ser atendido nestas clínicas?

Como citado anteriormente, o atendimento prestado por estas clínicas é feito por estudantes da faculdade de odontologia.

Os atendimentos prestados por estas clínicas possuem como foco prestar serviços à comunidade. Por isso, existem algumas universidades que oferecem os serviços de maneira gratuita e outras com um preço mais acessível.

Para ser atendido, basta ir a uma universidade, apresentando um documento de identificação oficial com foto, a certidão de nascimento (para menores de idade), o CPF e dados de contato pessoal.

De modo geral, não é difícil encontrar esse serviço, já que atualmente diversas faculdades possuem essa área.

Agora, se você deseja realizar um tratamento com um aluno de odontologia, procure a faculdade mais próxima da sua casa e pergunte se eles realizam tratamentos odontológicos ao público.

Por fim, podemos entender que a clínica escola oferece um grande auxílio para os alunos de odontologia bem como para pacientes.

Sair da versão mobile