Confira aqui como o câncer de esôfago pode afetar a saúde bucal
Muitas alterações no nosso organismo afetam toda a nossa saúde, inclusive a nossa saúde bucal. O câncer de esôfago é um exemplo disso.
Ele precisa de um diagnóstico certeiro para ser confirmado. Além disso, o quadro clínico do paciente precisa ser analisado para o profissional da saúde conseguir traçar um plano de tratamento para combater o câncer de esôfago.
O câncer de esôfago é uma neoplasia maligna, que como o próprio nome indica, afeta o revestimento interno do esôfago.
Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o câncer de esôfago e saúde bucal. Vamos começar?
Sintomas Mais Frequentes do Câncer
Os sintomas variam a cada quadro clínico. No entanto, os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade para engolir;
- Azia;
- Vômito;
- Nódulos na garganta;
- Perda de apetite e peso;
- Tosse;
- Rouquidão; e
- Fezes escuras.
Assim que sentir algum sintoma, visite o cirurgião-dentista de confiança o mais rápido possível.
Como é Realizado o Diagnóstico do Câncer de Esôfago?
Para o diagnóstico você pode procurar pelo clínico geral, oncologista e gastroenterologista.
É apenas com o diagnóstico preciso que o profissional consegue planejar o melhor tratamento para o paciente. Por isso, quanto mais rápido os resultados do diagnóstico se confirmarem, maiores são as chances de recuperação.
Mas, como é feito o diagnóstico?
O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.
Além disso, ele pode pedir por outras especificidades da medicina diagnóstica, como exames radiográficos, biópsia e fazer uma tomografia computadorizada.
Os preços, níveis de radiação e praticidade diferem de um exame para outro. No entanto, é o profissional que indicará o melhor procedimento para identificar o diagnóstico.
Melhores Tratamentos para o Câncer de Esôfago
Os profissionais indicam a cirurgia para a remoção do tumor. Além disso, a quimioterapia e a radioterapia são outros métodos para combater o câncer no esôfago.
Cuidados com a Saúde Bucal
Como já vimos, a radioterapia é um tipo de tratamento oncológico. Nela, a radiação ionizante é utilizada para combater o câncer. Além disso, a quimioterapia também é usada como tratamento contra o câncer.
No entanto, além desses tratamentos atacarem as células cancerígenas, eles também atacam as células saudáveis do nosso corpo, como as que ficam na nossa boca.
Por isso, algumas alterações bucais podem se manifestar, como:
- Dores na gengiva e na boca;
- Boca seca (xerostomia); e
- Infecções periodontais.
Assim, é essencial que você cuide da higiene oral para evitar ao máximo essas complicações.
Por isso, faça uma escovação adequada depois das refeições e antes de ir dormir. De preferência, utilize cremes dentais com flúor e escovas com cerdas macias.
Os cirurgiões-dentistas recomendam que você utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Para completar a limpeza, opte por os enxaguantes bucais.
Além disso, cuide da sua alimentação e beba bastante água.
Para mais dicas de como evitar problemas bucais causados pelos tratamentos do câncer de esôfago, procure e marque uma consulta com o profissional de confiança.