Simpatio
PACIENTES

Caldo de cana: conheça suas propriedades e benefícios

Caldo de cana deve ser considerado um vilão ou herói?

Dividindo opiniões, suas propriedades e benefícios são muito estudadas por pesquisadores

Quem não gosta de tomar um caldo de cana geladinho na feira, não é mesmo? Consumido de vários jeitos: puro, com limão ou com frutas cítricas como o abacaxi, é uma bebida bastante famosa no Brasil.

Neste artigo vamos destacar suas propriedades e descobrir quais as vantagens e desvantagens do caldo de cana para a nossa saúde.

O caldo de cana, também conhecido como garapa, é o suco extraído da cana-de-açúcar após o processo de moagem.

Principais Benefícios do Caldo de Cana

Uma curiosidade sobre o caldo de cana, é que ele dá origem aos diferentes tipos de açúcares de cana, como o demerara e também o açúcar mascavo.

Muitas das bebidas alcoólicas mais consumidas, também são originadas a partir desse suco, entre elas a cachaça e o rum. Além de produtos como a rapadura, o melado e fibra de cana.

Entre seus principais usos e benefícios, podemos destacar:

Quando foram descobertos seus benefícios na medicina Ayurveda, os profissionais da saúde começaram a se interessar em avaliar seus benefícios para a saúde.

Composição e Propriedades do Caldo de Cana

O valor nutricional da cana tem um relação direta com um alto teor de açúcar. Porém, sua quantidade de proteínas acaba ficando extremamente baixo, tornando-se um alimento nutricionalmente desbalanceado.

O suco, por exemplo, deve ser consumido no exato momento ou com pouco tempo depois do processo de extração. Assim, seus nutrientes serão preservados.

Dessa forma, os mais importante que envolvem sua composição nutricional são:

Além disso, o caldo de cana é composto por antioxidantes, como ácidos fenólicos, cafeico, sináptico e isômeros do ácido clorogênico, flavonoides, apigenina, luteolina e derivados de tricina.

Desvantagens do Garapa

Devido à alta concentração de açúcar, é comum que muitos se perguntem se a bebida engorda. Assim como qualquer alimento, quando consumido puro, não engorda.

Porém, dentro da pirâmide alimentar, como possui grande concentração de glicose e frutose que estão presentes naturalmente em sua composição, pertence aos grupos de doces e açúcares.

Sendo então recomendada apenas uma porção de consumo ao dia.

Em alguns casos, é apresentada uma intoxicação alimentar após seu consumo. Porém, o sintoma não apresenta nenhuma relação com o alimento, mas sim com as condições de higiene e sanitárias do local em que é preparado.

Além disso, saber se a cana de açúcar foi higienizada e armazenada de forma adequada antes de ser processada é fundamental. Por isso, deve-se escolher bem e confiar no local de compra.

Relação do Caldo de Cana e Saúde Bucal

Por muito tempo, a cana-de-açúcar foi tida como inimiga da saúde bucal por ser um alimento rico em açúcar. Porém, essa fama vem se desmistificando.

Uma das proteínas presentes na cana, protege o esmalte dos dentes e previne a cárie e também a erosão dentária.

Os alunos de Odontologia na Universidade de São Paulo deram um outra utilidade para cana além de proteger os dentes. Desse modo, a partir do bagaço da cana, desenvolveram um curativo vegetal.

E ai, depois de toda essa chuva de informações, que tal fazer uma pausa e tomar um caldo de cana?

Sair da versão mobile