A broca de baixa rotação é um dos equipamentos mais usados pelos dentistas no dia a dia do consultório
No consultório de cada cirurgião-dentista, podemos encontrar uma série de equipamentos diferentes. No entanto, um deles estará presente em todos os consultórios que você visitar: a broca de baixa rotação.
A broca de baixa rotação é usada em uma série de procedimentos e exige um cuidado especial dos cirurgiões-dentistas. Por isso, confira este artigo completo com todas as informações sobre esse tipo de broca.
A broca de baixa rotação é um equipamento odontológico feito, normalmente, em aço carbono. Porém, é possível encontrar modelos feitos em ligas metálicas diversas. Seu uso é constante nos consultórios e exige uma atenção especial na sua higienização.
Características da broca de baixa rotação
A caneta de baixa rotação pode ser feita de diversos materiais. Entre eles, podemos destacar:
- Aço carbono;
- Aço inoxidável;
- Tungstênio;
- Níquel–titânio;
- Diamante (em partes da broca).
Funções da broca de baixa rotação
As brocas de baixa rotação podem ser utilizadas de diversas formas nos atendimentos em consultório. Sua função principal é desgastar os tecidos dentários, por isso seu uso pode ser feito em:
- Restaurações;
- Procedimentos de implantodontia;
- Correção estética dos dentes;
- Cirurgias de pequeno, médio e grande porte.
Higienização da broca de baixa rotação
Por ser utilizada nos mais diversos tratamentos, a broca odontológica entra em contato direto com os tecidos e os fluídos dos pacientes.
Isso significa que uma broca jamais pode ser usada em dois pacientes sem uma higienização completa após cada uso.
Existe uma série de procedimentos de higienização que devem ser seguidos. Nós listamos aqui as recomendações do Dr. Chris Miller, confira:
1- Depois de terminar o atendimento acione a caneta em uma pia, container ou papel absorvente por 30 segundos. É uma primeira limpeza superficial;
2- Remova a ponta da mangueira e limpe a parte externa com detergente neutro. Depois, enxágue e enxugue. Não é recomendado fazer imersão ou uso de ultrassom;
3-Limpe e lubrifique a parte interna de acordo com a recomendação do fabricante (essa limpeza é diferente para cada tipo de produto, por isso, se informe com seu fornecedor);
4- Passe papel absorvente na parte externa para retirar o excesso de lubrificante, quando necessário;
5- Embale a caneta;
6- Esterilize na autoclave. Aqui, também é necessário seguir as recomendações do fabricante, pois a broca pode exigir algum ciclo especial.
Você pode encontrá-las também no livro de Miller: Infection Control and Management of Hazardous Materials for dental Team.
É importante ressaltar que as brocas de alta rotação também podem ser higienizadas e esterilizadas seguindo esses mesmos passos!
Cuidados importantes com a broca de baixa rotação
Assim como todos os equipamentos do seu consultório, as brocas exigem atenção especial. No caso, é preciso se manter atento com a oxidação desse material.
Se a estrutura de metal for comprometida, pode ser hora de parar de usar o equipamento.
Isso porque, com a estrutura comprometida, a caneta pode não entregar o resultado esperado ou colocar em risco a saúde dos pacientes.
Gostou de saber mais sobre a broca de baixa rotação? Não se esqueça de ler todas as particularidades da sua broca nos manuais fornecidos pelos fabricantes!