A bridectomia age da mesma forma que a cirurgia de frênulo da língua
A frenectomia é a cirurgia de remoção do freio lingual. Ela é realizada em casos de freios bucais curtos, quando geram complicações para a fonética. A retirada desses freios não ocasiona danos ou perdas de funções da boca, muito pelo contrário, somente ajudam, como é o caso da bridectomia.
As bridas são membradas da mucosa que unem o lábio e a mucosa jugal à gengiva subjacente. Se as bridas estiverem muito próximas da gengiva marginal, causam problemas periodontais, estéticos e fonéticos, além de prejudicar a inserção de próteses. Por isso, precisam ser corrigidas através da bridectomia.
A bridectomia é um procedimento cirúrgico para reduzir a ação das bridas, que são pregas da mucosa que agem como freios. A técnica também tem de impedir que o problema seja recidivo, ou seja, que reapareça mesmo após o tratamento.
Consequências das bridas
- Dificuldade de controlar a incidência de placa bacteriana porque dificulta a atividade da escova de dente;
- Retração gengival por conta do tracionamento dos tecidos gengivais;
- Bolsas periodontais.
Placa bacteriana
É uma película grudenta e incolor formada por bactérias. Sua proliferação está relacionada com a nossa alimentação.
A placa é prejudicial aos dentes, trazendo complicações como cárie, doenças periodontais, formação de tártaro e perda do esmalte dental.
Para removê-las é preciso fazer uma ótima higienização bucal.
Retração gengival
É a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente. Em determinadas situações, leva à exposição da raiz do dente. Se não tratada, causa perda dos dentes.
Para tratamento, o dentista terá de verificar a causa. Se for uma má escovação, ele deverá corrigi-la. Em caso de tártaro, será necessário removê-lo. Se forrem outras doenças, ele terá de tratá-la antes.
Bolsa periodontal
Bolsa periodontal é o aumento anormal do espaço entre o dente e a gengiva. A fim de evitá-la, o paciente deverá fazer uma ótima limpeza bucal.
Bridectomia e enxerto gengival
Há ocasiões em que o dentista combina a técnica de enxerto gengival com a cirurgia de bridectomia, pois ela ajuda a reconstruir a gengiva.
Além disso, evita que a brisa volte e possibilita uma área de mastigação apropriada, já que o tecido que estava atrapalhando foi retirado. Então, a relação com o enxerto gengival melhora os seguintes aspectos:
- Aperfeiçoa os resultados da cirurgia de bridas;
- Aumenta a faixa de gengiva inserida;
- Cobre retrações gengivais;
- Expande o rebordo;
- Aprofunda o vestíbulo.
Tipos de freios labiais
As bridas musculares são espécies de freios labiais. Podem possuir três formatos:
- Alargado, mas que apresenta sua superfície direita e esquerda paralelamente;
- Em forma de triângulo, com a base atingindo o sulco gengival;
- Em formato triangular, mas com a base inferior.
Outros procedimentos cirúrgicos
A frenulectomia, assim como procedimento de bridectomia, remove totalmente o frênulo. O procedimento pode ser realizado por meio de duas técnicas, a do duplo pinçamento e a do pinçamento único.
A frunulotomia e a bridulotomia retiram uma parte do frênulo. São feitas pelas técnicas da simples secção e de incisão em Z, que conhecida como zetaplastia.
Ainda há o processo de reinserção do frênulo ou da brida, atuando de maneira oposta à frenulectomia e à bridectomia.