Ícone do site Simpatio
PACIENTES

AVC pode ser causado por bactérias da cavidade bucal

AVC e sáude bucal estão ligados por germes e bactérias

Popularmente conhecido como derrame, o AVC tem relação direta com a saúde bucal

Na maioria das vezes, o AVC pode ser evitado. No entanto, isso depende da velocidade com que o diagnóstico é confirmado e o tratamento é iniciado.

Durante um AVC, cerca de 120 milhões de células cerebrais morrem por hora, que é como se o cérebro envelhecesse em quase 4 anos somente nesse intervalo de tempo.

O AVC, abreviatura de Acidente Vascular Cerebral, acontece quando uma artéria está obstruída, impedindo assim a chegada do sangue em determinada região do cérebro.

Principais causas do AVC

O AVC é a doença que mais mata no Brasil. E a junção de vários descuidos pode causar o derrame.

Entre as principais causas do acidente estão:

Por isso, pessoas portadoras ou com tendência a doenças como as listadas devem ter atenção e cuidados redobrados, quando falamos de AVC.

Sintomas do AVC

Assim que o vaso sanguíneo se rompe, de imediato os sintomas do AVC começam a aparecer. Eles podem se manifestar em diferentes partes do corpo, de maneira isolada ou combinada, variando caso a caso:

Saúde bucal X AVC

A proliferação de germes e de bactérias é o que conecta a relação entre AVC e saúde bucal. Por meio da corrente sanguínea, os microrganismos têm acesso a diferentes partes do corpo.

No momento em que as bactérias alcançam o coração pela corrente sanguínea, se instalam em quaisquer áreas lesionadas ou não e causam uma inflamação perigosa.

Essa conexão entre bactérias bucais e AVC pode resultar em doenças como a endocardite, que é uma infecção do revestimento interno do coração, e aterosclerose, levando a um entupimento das artérias.

A bactéria que causa todos esses problemas é a Streptococcus mutans, responsável por desenvolver a cárie dentária, uma lesão estrutural que deteriora os dentes. Ela perfura o esmalte do dente e forma placas dura de coloração escurecida. Dependendo da profundidade, provoca dor e desconforto.

Então, é importante estar sempre com a saúde bucal em dia e frequentar o dentista com frequência, realizando os procedimentos profiláticos a fim de evitar problemas mais graves, como o AVC.

Sair da versão mobile