Ícone do site Simpatio
PACIENTES

O que é aparelho lingual? Entenda seus benefícios

A escova interdental e suas funções

Efetivo e discreto, o aparelho lingual é uma alternativa para quem não abre mão da estética

A maior reclamação dos pacientes que usam o aparelho ortodôntico comum nos dentes é a estética. Não é raro que algumas pessoas removam os aparelhos antes de datas importantes, como aniversários e casamentos. Por isso, o aparelho lingual foi criado.

O nome pode assustar ou confundir, mas as vantagens atraem cada vez mais pacientes. A parte estética é só o primeiro fator desta técnica. Mas, afinal, o que é aparelho lingual?

O aparelho lingual é um aparelho ortodôntico posicionado na parte de trás dos dentes. Dessa forma, os bráquetes e fios ficam totalmente escondidos e não interferem na harmonia facial do paciente.

Sua lógica de funcionamento é igual a do aparelho comum. Em alguns poucos casos e tratamentos, essa técnica pode ser um pouco mais rápida. Com aparelho ortodôntico lingual, todo o tratamento pode ser feito de forma discreta e segura, resolvendo o principal problema dos convencionais.

Vantagens do aparelho ortodôntico lingual:

O que muda no tratamento? E a velocidade? Dificulta a higiene? Essas são as principais perguntas sobre o tema. As vantagens de usar o aparelho dental lingual respondem todas elas:

E as desvantagens:

A maior desvantagem do aparelho dental lingual é o preço. Como oferece os mesmos resultados do aparelho convencional, cabe ao paciente decidir se a estética vale o dinheiro a mais investido.

Quanto a quebra de peças, as chances são iguais aos do convencional, e os cuidados a serem tomados também são os mesmos. Impactos fortes, comer alimentos duros ou morder objetos resistentes podem levar a quebra dos braquetes.

Quem pode usar o aparelho lingual?

Esse modelo pode ser usado por todos os tipos de paciente. É mais recomendado para pessoas que necessitam da estética para o trabalho.

No entanto, recomenda-se que não seja usado por crianças por conta do alto valor investido. Como os pequenos têm maior propensão a quebrar os aparelhos e o fator estético não é tão forte, o convencional ainda é uma opção mais vantajosa que o aparelho lingual.

Sair da versão mobile