Se não tratada, a angina de Ludwig pode causar complicações severas nas vias aéreas do paciente
A infecção dentária é resultado do acúmulo de bactérias na boca. Normalmente, isso é causado pela falta de higienização bucal. Por consequência, podem surgir alguns problemas, como a angina de Ludwig.
Embora seja incomum, a grande preocupação gerada pela angina de Ludwig é a obstrução das vias aéreas, sendo bastante perigosa para o paciente. Por isso, o dentista precisa saber intervir precocemente, antes que ela se agrave.
A angina de Ludwig é uma espécie de celulite facial de rápida evolução que acomete as áreas submental, submandibular, sublingual e suas regiões adjacentes.
A celulite facial é uma patologia ocasionada por uma infecção bacteriana que afeta o tecido subcutâneo da pele. Com isso, a pessoa apresenta um grande inchaço, vermelhidão e dor.
Os principais dentes atingidos pela doença são os molares inferiores. Abscesso dentário e trauma são os problemas que mais incentivam seu aparecimento.
Como trata-se de uma infecção bacteriana, confira os microrganismos que são constantemente encontrados:
- Streptococcus viridians;
- Staphylococcus aureus;
- Staphylococcus epidermidis;
- Fusobacterium;
- Porphyromonas gengivalis;
- Peptostreptococcus;
- Prevotella melaninogenica.
Sintomas da Angina de Ludwig
Os sintomas da angina de Ludwig incluem:
- Febre;
- Confusão mental;
- Calafrios;
- Dificuldade em respirar;
- Fadiga excessiva;
- Falta de apetite;
- Sialorreia;
- Trismo;
- Disfagia;
- Protusão da língua;
- Vermelhidão e inchaço no pescoço;
- Dor na região do pescoço.
Diagnostico da Angina de Ludwig
Para identificar a doença, o especialista efetuará o exame clínico. No entanto, se achar necessário, para dar mais propriedade ao diagnóstico poderá solicitar a realização de outros exames, como a tomografia computadorizada, que ainda mostrará qual a extensão da inflamação.
Tratamento do problema
Para tratar a patologia, primeiramente será preciso dar uma atenção especial à condição de respiração do paciente, que pode estar comprometida, o que é muito preocupante.
Dessa forma, em alguns casos, é fundamental entubar a pessoa de imediato, colocando um tubo respiratório através da cavidade oral ou do nariz para que se possa alcançar os pulmões.
Também há a possibilidade de fazer uma traqueostomia, em situações mais graves. O procedimento consiste em abrir um orifício na traqueia e introduzir uma cânula para haver passagem de ar.
De modo a conter a infecção, será prescrito antibióticos, principalmente à base de penicilina. É importante ressaltar que o uso de medicamentos só pode ser feito por meio de acompanhamento médico.
Além disso, há a opção de proceder cirurgicamente, que fará a drenagem da infecção.
É primordial que o paciente busque ajuda médica rapidamente. Se não tratada, a angina pode ser fatal.
Relação com a odontologia
O dentista terá papel imprescindível durante o tratamento e o diagnóstico da angina de Ludwig na odontologia. Ele identificará o problema e encaminhará o paciente para o procedimento mais adequado à ocasião.
Se a angina ludoviciana não estiver evoluída, o dentista eliminará o foco da disfunção, que é a infecção dentária. Em seguida, fará a drenagem. E se for requisitado alguma técnica mais invasiva, o profissional especializado em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é o mais indicado.
Portanto, a abordagem médica da angina de Ludwig é multidisciplinar e requer cuidados especiais. Consultar o dentista periodicamente ajuda a evitar distúrbios na boca e manter a saúde bucal em dia.