Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Alveolectomia é um procedimento de extração de dente

Alveolectomia é um procedimento de extração de dente

Sendo uma opção no processo de exodontia, a alveolectomia apresenta algumas vantagens em sua execução

A alveolectomia possui diversas denominações, nomeadas a partir dos nomes dos instrumentos utilizados durante a técnica de extração.

Podendo ser chamada de extração a retalho, a alveolectomia consiste também em desprender os dentes dos tecidos por meio da sua dissecação.

Dessa forma, a alveolectomia faz parte de uma técnica básica de exodontia que funciona por meio da extração do dente utilizando o próprio alvéolo.

Entendendo a exodontia

A exodontia, conhecida como extração dental, nada mais é do que um procedimento cirúrgico para remover um dente.

Assim, diversos problemas odontológicos podem necessitar de uma extração de qualquer dente, incisivos, caninos, pré-molares ou molares.

É comum ouvirmos falar sobre a extração dental principalmente quando envolve o dente do siso devido aos recorrentes problemas em sua erupção. Logo, eles são os mais indicados à exodontia.

Alguns casos específicos necessitam de exodontia. São eles:

Técnicas da exodontia envolvendo Alveolectomia

O procedimento pode ser feito por meio de exodontia via alveolar ou não alveolar.

Características da Alveolectomia

A alveolectomia, como já foi explicado, é a extração de um dente por meio da remoção da tábua óssea alveolar. E ela se divide em dois tipos:

  1. Parcial: quando há presença de uma raiz e falta um ponto de apoio. Nessa situação, é necessário fazer o desgaste do alvéolo para que haja um ponto de apoio para apreender. Ao localizar esse ponto, a remoção da raiz, chamada de resto radicular, poderá sem feita.
  2. Total: ocorre nos dentes com hipercementose, quando há grande dilaceração ou insucesso do profissional no procedimento. É realizada uma alveolectomia total por meio do desgaste de toda a parede alveolar do dente nessas situações.

Alveoloplastia X Alveolectomia

Ambas são procedimentos cirúrgicos a fim de modificar a estrutura alveolar para uma colocação de prótese imediata ou não, ganhando retenção e estabilidade.

A alveoloplastia é considerada uma técnica mais conservadora, pois limita-se à remoção de zonas de retenção e de cristas ósseas durante a exodontia. Ela pode ser unitária, removendo apenas um dente, ou múltipla, criando uma borda livre de áreas retentivas.

Já a alveolectomia, por ser uma técnica mais antiga, pode ter suas indicações um pouco restritas hoje em dia.

Sair da versão mobile