Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Acondroplasia provoca grandes impactos na saúde bucal

Acondoplasia provoca grandes impactos na saúde bucal

Problemas de oclusão são exemplos do impacto dessa condição genética na saúde bucal

Existem diversas alterações genéticas que podem impactar no desenvolvimento de áreas do nosso corpo, inclusive da cavidade oral. A acondroplasia é uma delas.

Desse modo, é muito importante que pacientes com acondroplasia tenham o acompanhamento de um cirurgião-dentista. Ele irá se certificar se a saúde bucal destas pessoas está em em dia.

Acondroplasia é uma condição genética que impede o desenvolvimento adequado dos ossos, resultando em indivíduos de baixa estatura.

Causas da acondroplasia

A displasia esquelética é fruto de uma mutação no gene FGFR3. Em geral, esse gene está relacionado ao controle do amadurecimento da cartilagem óssea. Desse modo, é crucial para o crescimento e o desenvolvimento ósseo.

Ainda, a condição genética é transmitida de maneira hereditária. Isso significa que pais que tenham a anomalia podem ter filhos que também a possuam.

Contudo, é importante observar que, na maioria dos casos, a acondroplasia acontece de maneira isolada na família.

Complicações da acondroplasia

A principal complicação relacionada à condição genética da acondroplasia é o desenvolvimento de ossos mais curtos e de formato atípico.

Além disso, a displasia esquelética também pode estar associada à:

Acondroplasia e saúde bucal

Muitas pessoas desconhecem a relação entre acondroplasia e odontologia. Contudo, essa condição também pode acarretar algumas complicações na boca do indivíduo.

Entre os efeitos da acondroplasia na saúde bucal, estão:

Portanto, é indicado que as pessoas que sofrem com a acondroplasia passem por avaliações ortodônticas desde a infância, a partir dos 6 anos de idade.

Sair da versão mobile