Entenda qual é a importância de visitar o seu dentista regularmente
Certamente você já deve ter escutado que é bom visitar o seu dentista regularmente. Isso, certamente, é bastante importante e possui um nome: acompanhamento odontológico.
Você também já deve ter ouvido o ditado: “prevenção é o melhor remédio”. Assim, mais uma vez é possível observar a importância da realização do acompanhamento odontológico.
Acompanhamento odontológico é fundamental, pois a partir dele você pode conferir a saúde plena dos seus dentes, língua, gengivas e toda a cavidade oral.
Além disso, estudos indicam que a saúde de nosso organismo começa na cavidade oral. Logo, ao obter uma boa saúde bucal você pode garantir o bom funcionamento de todo o seu corpo.
Importância do acompanhamento odontológico
É essencial realizar o acompanhamento com o dentista pois ele pode identificar possíveis problemas relacionados a seus dentes, gengivas e outras estruturas bucais.
Assim, ele poderá observar se existe cárie ou algum problema gengival. Além disso, ele pode verificar como anda a escovação e se existem problemas oclusais ou estéticos na boca do paciente.
Dessa maneira, o profissional realiza um trabalho de prevenção, visando evitar complicações futuras. Muitas doenças começam de forma silenciosa, e só sinais notáveis ao paciente quando já estão bastante desenvolvidas.
Por isso, o acompanhamento odontológico possui tremenda relevância. Pode ser enquadrado, inclusive, como uma modalidade da odontologia preventiva.
Como o acompanhamento atua de maneira rápida, interceptando a anomalia em seu início, é possível dizer que ele ainda beneficia o cliente no quesito financeiro.
Isso porque o procedimento evita que o problema adquira uma gravidade ainda maior. O que demandaria um tratamento mais complexo e, consequentemente, mais caro para o paciente.
Por fim, como já dissemos, o acompanhamento proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Com a boca em dia, é possível adquirir, de uma maneira geral, uma saúde muito melhor, beneficiando todo o nosso organismo.
Procedimentos comuns realizados no acompanhamento odontológico
O profissional geralmente inicia as consultas com um exame clínico completo para reconhecer sua anatomia bucal e observar como anda a sua higiene.
Se você é um passageiro de primeira viagem na cadeira do dentista, ele pode ser bastante detalhista. No primeiro atendimento ele pode realizar:
- Limpeza completa: procedimento preventivo para impedir que bactérias e outros corpos estranhos se proliferem na cavidade bucal.
- Exame dentário completo: o dentista avaliará a sua saúde, gengiva, presença de placa bacteriana, formação dos dentes, mucosa oral, manchas e como está a estética dental. Ele pode usar radiografias para ter uma imagem mais clara; e
- Instruções sobre a saúde bucal: como escovar os dentes, qual a melhor cerda, como passar o fio dental, se você deve usar enxaguante bucal e quais alimentos são melhores para a saúde bucal.
No entanto, quando você já está a um certo tempo fazendo visitas odontológicas no mesmo consultório e com o mesmo dentista, os procedimentos comuns são:
- Limpeza;
- Verificação de doenças bucais.
O recomendado é que o acompanhamento odontológico seja realizado de 6 em 6 meses. Dessa maneira, você pode contar com uma excelente saúde bucal e de todo o organismo, garantindo uma boa qualidade de vida.