Lábios tremendos podem ser agravados pela sensação de medo, pela ansiedade ou pelo estresse
Sentir espasmos pelas mais diversas áreas do corpo é comum a qualquer pessoa. Porém, se eles se tornam recorrentes, é difícil ignorá-los. É por isso que muitos se preocupam com o tremor nos lábios.
Nos casos mais graves, o tremor nos lábios pode atrapalhar a realização de tarefas vitais, como falar ou comer. Existem, inclusive, tratamentos junto a fonoaudiólogos justamente para quem passa por esse tipo de situação.
Tremor nos lábios, na maioria das vezes, não representa uma ameaça à saúde da pessoa. Contudo, pode se tornar um incômodo e ser motivo de constrangimento social.
Causas do Tremor nos Lábios
Em geral, o espasmo nos lábios é comum e não tem causa definida. Essa situação pode ser agravada pelo frio, pela idade ou pelas sensações de medo e ansiedade.
Nesses casos, a tremedeira não tende a evoluir para nenhum outro quadro que ameace a saúde.
Contudo, é importante se manter atento à questão, uma vez que tremor constante nos lábios pode ser sinal de doenças que afetam o organismo. Uma delas é a distonia orofacial.
A distonia orofacial é uma das doenças dentro do grupo de distonias focais. As distonias focais são caracterizadas por serem contrações musculares que atingem apenas uma parte do corpo e têm origem genética.
Elas se desenvolvem de forma mais comum na idade adulta, e seu início costuma não ser percebido.
Porém, com o passar do tempo e o agravamento do quadro, elas podem causar dor para os músculos afetados e até progredir para outras musculaturas.
Dessa maneira, a distonia orofacial é responsável por provocar espasmo nos músculos da região inferior da face, como os lábios, boca, língua e mandíbulas.
Entre os riscos dessa condição, podemos citar o desenvolvimento de dificuldade para mastigar, abrir a boca, deglutir alimentos e até mesmo articular as palavras.
Tratamento para Tremor nos Lábios
Em casos de tremores causados por estresse ou ansiedade, algumas medidas podem ser úteis para controlá-los. Terapias de controle emocional, por exemplo, podem ser de grande ajuda.
Além disso, uma boa dica é procurar por formas de evitar o estresse. Passar algum tempo com amigos e família, ouvir músicas ou reduzir a carga de trabalho são algumas alternativas.
Já em casos de distonia orofacial, existem diversos tratamentos que visam o alívio dos sintomas.
Um deles é a aplicação de Botox! Sim, a inserção de toxina botulínica, o famoso Botox, nos músculos afetados pelo problema podem aliviar o tremor.
Ainda, o dentista pode indicar o uso de algum relaxante muscular. Entre os tratamentos terapêuticos, boas opções são a fisioterapia ou a realização de massagens e alongamentos na região atingida.
Em casos mais graves, a solução pode ser um procedimento cirúrgico. Ele consiste na implantação de eletrodos em uma parte do cérebro e no peito. Desse modo, os eletrodos são responsáveis por estimular o cérebro.
Consulte um especialista de confiança para que ele indique a melhor maneira de tratar cada caso de tremor nos lábios.