Confira aqui como o dentista controla o tempo de atendimento ao paciente
Você já esteve no consultório odontológico e notou quanto tempo passou lá dentro? Uma consulta pode durar meia hora ou muito mais. Isso porque o tempo de atendimento vai depender de cada caso.
Durante o tempo de atendimento, todo o processo de esperar para ser recebido pelo dentista, realizar procedimentos e exames odontológicos são contados.
Para o dentista, o tempo de atendimento equivale ao período em que ele atende o paciente dentro do consultório ou clínica. Mas isso não significa que a espera não deve ser levada em consideração.
Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o tempo de atendimento. Vamos começar?
O que acontece durante o tempo de procedimento?
Como já vimos, durante o tempo da consulta odontológica, o paciente fica na sala de espera até a chamada para a consulta. Além disso, o dentista realizará procedimentos e exames odontológicos.
O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.
No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca do paciente. Além disso, ele pode pedir por outras especificidades da medicina diagnóstica, como exames radiográficos, biópsia ou uma tomografia computadorizada.
Durante o tempo de consulta, o dentista também pode realizar procedimentos como a limpeza dental, que é um procedimento de higienização da cavidade bucal. Alguns outros tratamentos são:
- Restaurações;
- Extração de dentes; e
- Colocação de próteses.
Na consulta, o profissional da área odontológica também orienta o pacientes sobre cuidados com a saúde bucal.
Importante: cada consulta será realizada em um tempo diferente. Isso porque cada procedimento ou exame é feito em um período específico. Desse modo, algumas consultas duram 30 minutos e outras podem chegar a durar horas.
Por isso, converse com o seu dentista sobre o tempo estimado da consulta! Assim, você consegue marcar a consulta para um dia acessível.
Otimize o seu horário!
Agora que você, como paciente e profissional, já sabem que o tempo de atendimento da consulta odontológica pode durar minutos ou horas, é ideal que você tente ao máximo otimizar o seu horário.
Mas, como posso fazer isso? A resposta é simples! Se você é paciente, sugerimos algumas dicas para melhorar seu horário:
- Pergunte para o profissional o tempo estimado da consulta;
- Marque a consulta para uma data que converse com a sua agenda;
Se você é um profissional da área, tente seguir algumas dessas orientações:
- Faça o planejamento do seu dia;
- Controle o tempo médio de cada atendimento;
- Utilize softwares para os processos mais burocráticos; e
- Deixe seus equipamentos preparados.
Além disso, o profissional pode investir em materiais de marketing disponíveis para os pacientes na sala de espera. Televisões e revistas também podem ser disponibilizadas.
Com esses pequenos, o profissional consegue otimizar o seu tempo de atendimento. Com isso, a relação entre o dentista e paciente é fidelizada e se torna um sucesso!