A técnica do arco segmentado é aplicada principalmente em casos de mal posicionamento dos dentes caninos e molares
Durante o tratamento ortodôntico, os profissionais precisam recorrer a técnicas que garantem o sorriso saudável e bonito do paciente. A técnica do arco segmentado surge como uma alternativa para a conclusão do tratamento.
Neste artigo, vamos tirar todas suas dúvidas e curiosidades sobre a técnica do arco segmentado. Vamos começar?
A técnica do arco segmentado (TAS) é um método biomecânico aplicado na ortodontia para a movimentação dentária.
Essa técnica foi proposta por Charles Burstone durante a década de 60. Por isso, ela também é chamada de técnica do arco segmentado de Burstone.
Conhecendo mais sobre a área da ortodontia
A ortodontia é a área odontológica responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares. Também cuida do desenvolvimento da arcada dentária. Ou seja, o ortodontista verifica qualquer alteração ou má formação nessa parte bucal.
Por meio da área ortodôntica, o ortodontista promove ao paciente uma melhora na saúde bucal, com uma aparência mais delicada e com os dentes em perfeito estado de conservação.
Curiosidade: muitos profissionais estudaram e seguiram o manual da técnica do arco segmentado para realizar um trabalho eficiente e otimizado.
Aplicação da Técnica do Arco Segmentado
Na maioria dos quadros clínicos, essa técnica é aplicada nos casos de comprometimento dos dentes caninos e molares. Mas o que seria esse comprometimento dentário? A resposta é simples: quer dizer que os dentes estão muito mal posicionados.
A TAS é aplicada a partir do sistema de forças. O método consiste em fazer a segmentação que deixa os dentes separados em blocos. Existem dois tipos de separação: a unidade ativa e a unidade reativa.
A unidade ativa corresponde aos dentes que se movimentarão. Enquanto isso, a unidade reativa corresponde aos dentes que sofrerão a ancoragem. Com isso, o profissional consegue ter controle sobre as forças aplicadas. Além disso, essa técnica permite que o profissional controle a movimentação dos dentes.
Isso tudo é garantido a partir do uso de dispositivos mecânicos. Os principais são: alça em T, alça de correção radicular, arco lingual, barra palatina e tubos.
Importante: a aplicação da técnica deve ser discutida com o dentista de confiança. Por isso, não tenha vergonha, faça perguntas e tire dúvidas sobre o tratamento com o profissional.
Quais são as vantagens da Técnica do Arco Segmentado?
Uma das principais vantagens desse método é que, comparada a outras técnicas, por exemplo a dos arcos contínuos, a do arco segmentado possibilita movimentos dentários maiores.
Fora isso, esse método também garante a movimentação dos dentes com grande volume radicular, ou seja, de raiz. Entre outras vantagens estão:
- Dispositivos mecânicos que permitem o planejamento do tipo de movimentação dentária;
- Possibilidade de prever os resultados;
- Garantir poucas reações nos elementos dentários adjacentes.
Agora que você já conhece sobre a técnica do arco segmentado, que tal marcar uma consulta com o ortodontista de confiança? Assim, você consegue entender se a aplicação da técnica é a melhor para o seu quadro clínico.