Além dos problemas convencionais, o refluxo também causa cárie, erosão dentária e aftas
Depois de uma alimentação pesada, recheada de gorduras, é comum sentir um desconforto na garganta. Embora os sintomas do refluxo e da azia sejam similares, devemos diferenciar um incômodo do outro.
O refluxo deve receber tratamento especial. Caso contrário, traz diversas complicações graves ao paciente. Além das mais conhecidas, como úlceras esofágicas e inflamações, essa acidez gástrica também causa alguns males aos dentes.
O refluxo é uma doença digestiva que faz com que os ácidos estomacais voltem pelo esôfago ao invés de seguirem seu caminho natural. Assim, o suco gástrico pode entrar em contato com o dente, deteriorando-os. A acidez prejudica o esmalte do dente e favorece a proliferação de bactérias, comprometendo a saúde bucal.
Consequências do refluxo
O refluxo pode trazer uma série consequências para os nossos dentes. Confira quais são os principais problemas provocados pelo refluxo na saúde bucal:
Erosão ácida
A erosão ácida é a perda do esmalte do dente. Ou seja, a deterioração de sua superfície pela presença de ácidos na boca.
Ela está muito associada aos hábitos que temos. Então, se tivermos refluxo e comermos alimentos gordurosos ou que contenham alto teor de açúcar, isso acaba estimulando a queimação, danificando ainda mais nossos dentes.
Portanto, é preciso balancear bem a dieta e, muitas vezes, preterir alguns alimentos para que eles não lesem ainda mais nossa saúde.
Cárie
A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura. Dependendo da profundidade, provocam dor e desconforto nos dentes.
Após a digestão, a acidez provinda do estômago acaba desmineralizando os dentes, pois decompõe o esmalte. Dessa forma, o dente acaba ficando exposto, facilitando a instalação da cárie.
Afta
Afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. Pode ser identificada por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor. Ela é motivo de dor e desconforto.
É muito recorrente o aparecimento de aftas na boca de quem sofre com o refluxo, já que o ácido prejudica nossa mucosa.
Inibindo os prejuízos do refluxo
- Visite um gastro: em primeiro lugar, é preciso consultar um gastroenterologista para averiguar o grau do refluxo ácido para que haja um tratamento adequado, visto que essa doença pode causar severas complicações à saúde.
- Consulte seu dentista: como o refluxo prejudica a saúde bucal, é necessário visitar seu dentista para elaborar um plano de tratamento e ver como o distúrbio está afetando a integridade dos dentes, a fim de evitar maiores complicações.
- Utilize flúor: cremes dentais com baixa abrasividade e alta quantidade de flúor protegem os dentes. É como se eles formassem uma capa protetora em volta deles, aumentando a resistência aos ácidos.
- Balanceie a alimentação: evite ao máximo alimentos ácidos. Prefira fazer pequenas refeições, principalmente quando estiver perto da hora de dormir, e em curtos intervalos de tempo. Também não beba líquidos durante as refeições porque isso aumenta a incidência do refluxo.