Quando comparada à radiografia convencional, a radiologia digital traz diversas vantagens
A modernidade já tomou conta da odontologia, e muitos exames se tornaram mais tecnológicos. Um deles é a radiologia digital.
Em comparação com a convencional, a radiologia digital tem uma série de vantagens para o paciente e para o dentista. Aqui vamos evidenciar todas elas.
A radiologia digital está baseada nos mesmos princípios de uma radiologia normal. No entanto, como o próprio nome diz, ela é totalmente digitalizada. Dessa forma, é dispensado o uso dos filmes radiográficos que estamos acostumados.
Os exames, agora, são enviados diretamente para o computador, podendo ser editados, impressos, armazenados e analisados.
O paciente não precisaria mais retirar o resultado dos exames na clínica para, em seguida, levá-los ao consultório do dentista. O dentista os recebe em primeira mão.
Existem duas categorias de equipamentos na radiologia digital: a radiologia digital indireta (CR) e a radiologia digital direta (DR).
Radiologia digital indireta
Os equipamentos de radiologia digital indireta possuem um chassis que recebe uma placa de fósforo digital sensível à radiação. Assim, faz com que as imagens sejam digitalizadas.
Depois da aplicação dos raios x, a placa recebe a imagem do paciente, funcionando de maneira semelhante à radiografia convencional.
Após esse procedimento, a placa é posta em uma leitora que faz a digitalização da imagem, passando para o computador. Ou seja, é como se o filme convencional fosse transferido para o computador através de scanners.
Radiologia digital direta
A direta funciona por meio de um dispositivo de carga acoplada ou sensor de pixel ativo. Portanto, em ambos os casos, a imagem é lida diretamente pelo computador.
Tecnicamente, converte a energia gerada pelo raio x em sinais digitais, a transformando automaticamente em imagem.
Vantagens da radiologia digital
- Rapidez na geração de imagens, agilizando o atendimento dos pacientes;
- Redução da exposição a radiação;
- Maior qualidade na imagem. Isso faz com que o dentista possa ver de maneira mais adequada o exame. E como nossos dentes têm detalhes minuciosos, a imagem digitalizada permite que o dentista a amplie, mostrando todas as particularidades do local desejado;
- Em virtude da não utilização de filmes radiográficos, não é mais necessário o uso de soluções químicas para seu tratamento. Dessa maneira, há menor contaminação do meio ambiente;
- A imagem passa a não possuir mais validade, já que está digitalizada;
- A radiografia digital proporciona uma melhor visualização do exame para o paciente. Como agora aparece na tela do computador, o paciente possui mais familiaridade, enxergando de maneira mais evidente;
- Agilidade na comunicação ente a clínica em que foi realizado o exame e o dentista, pois o compartilhamento das imagens passa a ser muito mais rápido.
Exames odontológicos
Especialmente para a odontologia, exames como as radiografias periapical, interproximal, panorâmica e oclusal podem ser realizados pelo método digital.
Estes precisam de uma ótima qualidade na imagem para que o profissional visualize com exatidão.
Por isso, a radiologia digital apresenta suma importância, pois consegue proporcionar diversos benefícios ao dentista. Assim, ele consegue identificar lesões que antes não estavam tão aparentes quanto na radiografia convencional.