Confira aqui como é feito o uso dos opioides na área da odontologia
Na área odontológica, muitos medicamentos são utilizados para controlar as dores. Essas dores são causadas por problemas bucais e até por procedimentos clínicos. Por isso, em alguns casos os dentistas podem indicar o uso dos opioides.
Eles são receitados com muito cuidado pelos profissionais. Inclusive, o uso é controlado e todo o tratamento é avaliado pela equipe odontológica. Mas, afinal, o que são os opioides?
Os opioides são medicamentos analgésicos usados para o controle de dores.
Nesse artigo iremos solucionar todas as suas curiosidades e dúvidas sobre o uso do opioide na odontologia.
Uso clínico dos opioides
O uso clínico dos opioides é feito nos paciente com dores causadas por:
- Dores nos dentes;
- Procedimentos cirúrgicos;
- Inflamações bucais;
- Infecções bucais; e
- Distúrbios da articulação temporomandibular.
A maioria dos fármacos analgésicos opioides é produzido de forma sintética nos laboratórios especializados. Fizemos uma lista outros usos clínicos do opioide.
Anestesia
Os fármacos podem ser usados como sedativos. Por isso, eles são colocados nas fórmulas das anestesias.
Dor aguda
Os fármacos são usados nos pacientes com dores causados por traumas bucais, cefaleias e lesões bucais agressivas.
Dor crônica
Os fármacos são usados nos pacientes com dores causados por complicações pós-cirúrgicas.
Quais são as reações adversas dos opioides?
Muitos pacientes não apresentam nenhuma reação com a medicação do opioide. No entanto, há casos de pacientes sentirem alguns efeitos colaterais.
A sonolência é um dos efeitos mais manifestados pelos pacientes. Normalmente, ela desaparece depois que o paciente se acostuma com o medicamento.
Além disso, alguns pacientes sentem prisão de ventre, náuseas e vômitos. Assim como a sonolência, os sintomas desaparecem depois de alguns dias.
Mas, lembre: não faça a interrupção e o uso do medicamento por conta própria! Isso pode prejudicar a sua saúde. Algumas das complicações se você parar de tomar por conta própria o fármaco são:
- Diarreias;
- Gripes; e
- Transpiração excessiva.
Por isso, converse com o profissional sofre formas de aliviar os efeitos colaterais.
Se o profissional ver que o medicamento está causando muitos problemas para o seu tratamento, ele pode interromper a medicação ou diminuir a dose.
Cuidados básicos
Você não pode usar o fármaco enquanto consome bebidas alcoólicas ou outros medicamentos. Por isso, converse com o profissional e conte o que você consome.
Além disso, não esqueça da sua saúde bucal. Assim, você evita complicações dos fatores que causam as dores bucais.
Por isso, escove os dentes e a língua e passe o fio dental pelo menos 1 vez ao dia. Além disso, utilize enxaguantes bucais sem álcool.
Tenha uma alimentação saudável e balanceada. E, não esqueça de beber água com frequência.
E, lembre: o cirurgião-dentista irá receitar as doses adequadas para o seu quadro clínico. Todas as instruções e recomendações do tratamento estarão definidas na prescrição medicamentosa.
Todo o seu tratamento com os opioides será monitorado pela equipe odontológica. Por isso, qualquer dúvida sobre o seu tratamento e a duração dele devem ser tiradas com o profissional de confiança. Assim, você garante uma recuperação saudável.