O sétimo nervo do crânio, também conhecido como nervo facial, é o responsável pela movimentação de toda a face
Os nervos da boca e da mandíbula são importantes para nossa movimentação, sensibilidade, entre outras funções. Além desses dois grupos de nervos, o nervo facial é outro que também se destaca na odontologia.
Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o nervo facial e suas funções. Também falaremos sobre sua relação com a paralisia facial e a odontologia.
O nervo facial é o sétimo nervo craniano. Há, na verdade, dois nervos faciais – um de cada lado do rosto. Eles controlam os músculos da expressão facial e a sensação gustativa dos dois terços anteriores da língua. O nervo facial possuí três tipos de fibras nervosas: fibras motoras, fibras sensoriais e fibras parassimpáticas.
Função do nervo facial
Os nervos faciais, direito e esquerdo, controlam toda a movimentação do rosto. Do sorriso até as nossas piscadas constantes, tudo é controlado por esses dois nervos e suas ramificações.
No entanto, suas funções não se limitam a movimentos. Eles também carregam informações sensoriais para o cérebro de todo o rosto: pele, olhos, nariz, orelhas e língua.
Nervo facial na odontologia
Os nervos faciais tem uma óbvia importância para a odontologia. Afinal, eles são os responsáveis, diretamente ou indiretamente, por toda a movimentação e parte sensorial da boca.
Por isso, o nervo facial e suas ramificações são uma das preocupações do dentista. Ele é o profissional que evitará infecções bucais que, podem ter consequências nos nervos faciais.
Também é o dentista que pode identificar os primeiros sinais de problemas nos nervos faciais ou suas ramificações. O dentista também pode participar do tratamento no caso de paralisia facial.
A paralisia facial
A paralisia facial, ou Paralisia de Bell, está diretamente ligada aos nervos faciais. É a inflamação desse nervo que causa a paralisia parcial ou total da face.
Um tumor na face, na boca ou do lado da cabeça também pode afetar o trabalho normal desse nervo, causando a paralisia. A paralisia também pode ser um efeito de uma outra doença, como o AVC.
Na maior parte dos casos, as paralisias são parciais e reversíveis. Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas para procurar um profissional o quanto antes! Um diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Causadores da paralisia
Existem alguns fatores que levam o nervo facial a inflamar: o choque de temperatura constante é um deles. No entanto, outros fatores podem prejudicar os nervos faciais, como:
- Gripe;
- Herpes;
- Doenças respiratórias (causadas por adenovírus);
- Mononucleose (conhecida como doença do beijo);
- Síndrome mão-pé-boca;
- Infecções por citomegalovírus;
- Rubéola;
- AVC;
- Outros.
Sintomas da paralisia facial:
Os sintomas mais comuns aparecem apenas no lado em que o nervo foi, de fato, afetado. Eles normalmente têm relação com a movimentação, mas também pode haver uma perda dos sentidos. Desconfie se:
- Você não consegue enrugar a testa (o músculo não responde ao comando);
- Há dificuldade ou você não consegue fazer movimentos simples, como assobiar e soprar;
- Quando você sorri, um dos lados da boca fica “caído” ou não se mexe;
- Você não consegue ou tem muita dificuldade para mastigar no lado afetado;
- É impossível fechar um dos olhos, que passa a ficar muito seco ou com produção excessiva de lágrimas;
- Você passa a ter dificuldade na fala.
- Você perdeu o paladar;
- Dormência ou inchaço no lado do rosto afetado;
- Hipersensibilidade auditiva;
- Dores no ouvido ou nessa região;
- Dores de cabeça.
O dentista e os nervos faciais
O dentista será um dos profissionais que cuidará de você em caso de paralisia. Normalmente, o tratamento é feito de forma conjunta: otorrinolaringologista, dentista e fonoaudiólogo se juntam para realizar uma cura multidisciplinar.
Agora que você conhece mais sobre o nervo facial, suas funções e seu principal problema, que tal ler nossos textos sobre suas ramificações? Há uma série de textos sobre os nervos que compõe a face, confira!