Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Causas da mordida cruzada e seus diferentes tratamentos

Causas da mordida cruzada e seus diferentes tratamentos

Ter uma mordida cruzada acarreta em diversos problemas que são bastante incômodos de serem tratados

A mordida cruzada não pode ser negligenciada. Com o tempo, ela traz diversas consequências ao paciente. Dessa forma, serão necessários alguns cuidados mais especiais, além de um tratamento mais prolongado.

Se for não tratada, a mordida cruzada atrapalha a estética, a mastigação e até mesmo a respiração. Sua correção pode ser feita por meio de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos.

A mordida cruzada é uma desarmonia da oclusão. Então, quando vamos morder algum alimento, nossos dentes não se encontram como deveriam. Portanto, isso faz com que a arcada superior fique desalinhada com a inferior.

Tipos de mordida cruzada

No sentido vertical

No sentido anterior e posterior

No sentido lateral

Causas para mordida cruzada

Existem vários fatores que ajudam a causar a mordida torta:

Tratamento

O ideal é iniciar o tratamento durante a infância, quando o corpo ainda está em desenvolvimento. Entretanto, a mordida errada pode se manifestar só quando formos adultos.

Expansor palatino

O expansor palatino aumenta o espaço do palato, ou seja, do céu da boca para a obtenção de uma arcada dental alinhada. Esse processo aumenta o arco dentário do maxilar superior.

Remoção de dentes

Essa categoria é mais comum com os dentes inferiores.

Se julgar necessário, o dentista pode remover um ou mais dentes, o que possibilita um maior espaço na arcada, permitindo que a oclusão fique alinhada.

Aparelho ortodôntico

É a forma de tratamento mais utilizada, principalmente se o paciente ainda for jovem, pois o corpo está em fase de crescimento, facilitando.

O aparelho fará uma pressão nos dentes, pendendo para o lado que deve haver a correção.

Cirurgia

Em casos específicos ou que estão mais evoluídos, especialmente se o paciente for mais velho, a cirurgia é necessária.

Para fazer o reparo, o dentista quebra a mandíbula do paciente em várias partes. Em seguida, usa pequenos parafusos para recolocá-la no lugar certo.

Portanto, visite seu dentista periodicamente. Deixar de fazer um tratamento de mordida cruzada pode acarretar em problemas seríssimos, com soluções que podem ser bastante incômodas.

Sair da versão mobile