Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Miosite pode ser um tipo raro de disfunção temporomandibular

Miosite pode ser um tipo raro de disfunção temporomandibular

Miosite pode ser um tipo raro de disfunção temporomandibular

A doença pode se manifestar de quatro formas diferentes

Você já deve estar craque no assunto DTM (disfunção temporomandibular) de tanto que falamos dela por aqui, não é mesmo? Mas hoje iremos de uma forma específica de manifestação da doença, a miosite.

A miosite é uma ocorrência extremamente rara da DTM. O interessante é que essa anomalia pode agir em diversas partes do corpo, não se limitando unicamente a nossa articulação temporomandibular.

A miosite se manifesta a partir de uma inflamação muscular, que causa o enfraquecimento desses tecidos.  Isso ocorre devido a uma proliferação anormal do tecido fibroso, o que pode formar uma grande quantidade de ossos dentro de nossos músculos.

A doença não possui predileção por idade, mas costuma acometer principalmente o sexo masculino.

Sintomas da miosite

Como já dissemos, a miosite ossificante não atua apenas em nossa ATM, podendo se manifestar nas mais diversas partes do corpo humano.

Alguns sintomas estão relacionados à essa doença, eles geralmente incluem:

É sempre bom lembrar que esses sintomas variam bastante, de acordo com a causa e tipo da miosite.

Causas e tipos da miosite

Quando falamos de miosite, é legal entender que geralmente são as causas que definem o tipo da doença. Assim, ela é separada em quatro principais grupos:

Ossificante

Esse tipo de miosite também é chamada de fibrodisplasia ossificante progressiva.

Trata-se de é uma doença genética rara na qual os músculos, ligamentos e tendões vão gradualmente se transformando em osso, devido a traumas como quebras de osso ou lesão muscular.

Essa é variedade da doença que está relacionada a problemas na ATM. Os sintomas envolvem a perda dos movimentos nas articulações afetadas, podendo levar a incapacidade de abrir a boca, surdez e até mesmo dificuldades para respirar.

Não existe um tratamento capaz de curar totalmente a miosite ossificante, portanto o ideal é que o paciente acometido realize acompanhamento frequente com o dentista.

Infantil

Costuma atingir crianças entre 5 e 15 anos. Pouco se conhece sobre a sua causa, mas a doença traz fraqueza muscular, lesões avermelhadas na pele e dor generalizada.

O tratamento da miosite infantil envolve o uso de medicamentos imunossupressores e corticoides, que devem ser receitados pelo pediatra.

Infecciosa

A miosite infecciosa normalmente é desencadeada a partir de alguma infecção, como a gripe ou a triquinose, que é uma infecção causada pela ingestão de carne de animais selvagens crua ou mal cozida.

Ela tem como principais  sintomas dores musculares, fraqueza e no caso da gripe, coriza e febre.

Para curá-la, o ideal é inibir a doença que está ocasionando essa inflamação muscular. Contudo, o profissional também pode receitar o uso de prednilsona para que a inflamação diminua mais rapidamente.

Viral Aguda

Essa é a manifestação mais rara da doença. Esse tipo torna os músculos enfraquecidos, inflamados e bastante dolorosos.

Os vírus do HIV e das gripes comuns podem ser a causa dessa infecção muscular. Os sintomas se desenvolvem rapidamente e o paciente pode inclusive ficar incapaz de sair da cama de tanta dor e fraqueza que sente.

O uso de medicamentos antivirais ou corticoides receitados pelo médico podem auxiliar no alívio dos sintomas desse tipo de miosite.

Sair da versão mobile