Simpatio
PACIENTES

Entenda tudo sobre a manutenção do aparelho

Ilustração de um dentista com um dente ao seu lado fazendo sinal de positivo com a mão - Entenda tudo sobre a manutenção do aparelho

Quando uma pessoa realiza o tratamento ortodôntico, ela sabe que a manutenção do aparelho é algo que ocorre com certa frequência.

Afinal, através da manutenção do aparelho as peças do aparelho voltam a realizar a força necessária para que, consequentemente, seja alcançado o objetivo desejado no início do tratamento.

Manutenção do aparelho é um procedimento que serve para acelerar o tratamento uma vez que ela permite que o aparelho seja ativado.

Assim, ela deve ser feita constantemente, sempre que o aparelho começar a perder a força exercida sobre os dentes.

Como é feita a manutenção do aparelho?

A primeira dúvida que tiraremos é justamente sobre como é feita a manutenção do aparelho.

Afinal, esse é um ponto que normalmente existe muita dúvida entre os pacientes, gerando até medo, já que este procedimento pode causar desconforto ou até dor nos dentes.

Vale ressaltar, antes de mais nada, que o procedimento é, de maneira resumida, uma troca de fio ou então aumento na força exercida sobre os dentes.

Contudo, para chegar a isso o dentista realiza os seguintes passos:

  1. Retirar o fio do aparelho;
  2. Remover todas as borrachinhas;
  3. Colocar um novo fio, que normalmente será mais grosso ou em outro formato;
  4. Caso necessário, o dentista pode colocar um elástico para puxar o dente para determinada posição.

Depois de colocar o novo fio e os elásticos, se for preciso, o dentista irá colocar novos braquetes e apertar o novo fio.

Essa ação, por sua vez, serve para puxar e reaproximar os dentes de maneira gradual, a fim de corrigir eventuais diastemas ou espaços que não deveriam existir entre os dentes.

Após finalizar esta etapa, o dentista irá verificar se está tudo certo para então liberar o paciente.

Como aliviar dor de manutenção do aparelho?

Antes de elencarmos formas de como aliviar dor de manutenção do aparelho, é necessário termos em mente que essa condição varia de acordo com cada paciente.

Ou seja, uma pessoa pode sentir dor após realizar este procedimento e outra não, o que é comum.

De toda maneira, listamos abaixo algumas dicas para gerar alívio caso você tenha feito uma manutenção e esteja sentindo dor. Confira conosco:

Lembre-se também de entrar em contato com o dentista caso a dor esteja muito forte, pedindo alguma recomendação sobre o que fazer.

E, caso necessário, não deixe de marcar uma consulta para que ele analise se está tudo normal ou se existe algum problema presente.

Posso fazer manutenção do aparelho em outro dentista?

A dúvida que fica na cabeça de muitos pacientes é a seguinte: “posso fazer manutenção do aparelho em outro dentista?”

Vale ressaltar que o profissional que está cuidando do tratamento sabe quais são os objetivos finais da intervenção por meio do aparelho.

Assim, não é recomendado que o procedimento seja feito com uma pessoa que não está a par de qual é a finalidade do uso do aparelho.

Afinal, isso pode ser um fator que pode apenas atrapalhar o bom andamento do tratamento, gerando maiores problemas e, normalmente, um maior tempo de uso do aparelho.

O que pode acontecer se eu não realizar esse procedimento?

Muitos pacientes acabam preferindo não realizar a manutenção do aparelho ortodôntico com medo da dor que este procedimento pode causar.

Porém, poucos sabem que fugir deste procedimento pode gerar uma série de problemas, uma vez que o aparelho não estará exercendo a força necessária para corrigir erros na arcada dentária.

Consequentemente, o tempo de tratamento ortodôntico pode se estender, já que por algum período ele não foi eficaz para combater o problema inicial.

Contudo, além disso o paciente pode apresentar outros contratempos, como:

Sobre a manutenção do aparelho ortodôntico

Por fim, separamos algumas dúvidas que ainda surgem quando o assunto é a manutenção do aparelho ortodôntico.

A primeira diz respeito a quanto custa a manutenção do aparelho. E, para isso, vale pontuar que num primeiro momento não existe um preço definitivo.

No entanto, o valor pode variar entre R$100 e R$250, de acordo com o tipo de aparelho utilizado pelo paciente e com o consultório no qual ele realiza o tratamento.

Por outro lado, um outro questionamento que pode ser feito é justamente quanto ao tempo no qual é necessário realizar novamente este procedimento.

Para responder isso, devemos lembrar que varia conforme a necessidade de cada quadro, que é diferente para cada paciente.

De toda maneira, o recomendado por profissionais é que esta seja feita a cada três ou quatro semanas, mas sempre sob supervisão do dentista responsável pelo tratamento.

Assim, não deixe de ir nas consultas para manutenção do aparelho, afinal além de evitar o desenvolvimento de problemas, elas são cruciais para o bom funcionamento do tratamento!

Sair da versão mobile