Simpatio
PACIENTES

Lábio duplo traz prejuízos funcionais e estéticos

Lábio duplo traz prejuízos funcionais e estéticos

Confira aqui os profissionais da área odontológica mais indicados para tratar o lábio duplo

Manter o nosso sorriso saudável e harmonioso é muito importante. Isso nos passa segurança e aumenta a nossa autoestima. Por isso, alterações como o lábio duplo podem trazer prejuízos para a estética bucal e até funcionais.

Normalmente, o lábio duplo se manifesta na parte superior. Mas há casos do surgimento na parte inferior. Inclusive, alguns pacientes manifestam ao mesmo tempo o lábio duplo nas duas partes.

O lábio duplo é uma alteração congênita ou adquirida na mucosa labial. É uma deformidade labial que causa uma dobra na mucosa interna. Assim, quando sorrimos, essa dobra fica aparente.

Neste artigo iremos tirar todas as suas curiosidades e dúvidas sobre o lábio duplo na odontologia. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre o lábio duplo

A duplicidade labial não é reparada quando os lábios estão em repouso. No entanto, quando o paciente fala ou sorri, a deformidade fica aparente.

Isso porque quando fazemos alguma dessas duas ações, o nosso lábio retrai. E, isso posiciona a massa em excesso acima dos dentes anteriores. Ou seja, a alteração fica totalmente visível. O formato lembra um arco de cupido.

Sintomas do lábio duplo

Normalmente, a deformidade labial é assintomática. No entanto, você irá notar a massa em excesso quando sorri ou na hora de conversar. Além disso, você também pode notar problemas na:

Assim, é aconselhável procurar por um profissional.

Quais são as causas para o arco de cupido?

A duplicidade do lábio pode ser causado por diferentes fatores. Um deles é o hábito de sugar os lábios. Além disso, traumas bucais podem causar a deformidade.

No entanto, devemos lembrar que a alteração é congênita. Ou seja, ela também pode aparecer desde o nascimento. Os profissionais acreditam que ela está ligada à síndrome de Ascher.

Diagnóstico

Assim que você notar os sintomas, você deve marcar uma consulta com o cirurgião-dentista de confiança. Os sinais clínicos são suficientes para a confirmação do diagnóstico de alteração labial.

Por isso, o profissional, na maioria das vezes, apenas realizará o exame clínico. Esse exame é dividido em: anamnese e exame físico.

Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente.

Assim, com essas etapas o profissional confirmar o diagnóstico.

Melhores tratamentos para a duplicidade do lábio

Com o diagnóstico certeiro, o cirurgião-dentista pode começar a planejar o melhor tratamento para o quadro clínico do paciente.

No entanto, o dentista deve trabalhar junto com um cirurgião bucomaxilofacial. Isso porque o tratamento é baseado nas cirurgias para lábio duplo.

Ou seja, o cirurgião bucomaxilofacial é o profissional da área mais especializado para fazer os procedimentos cirúrgicos.

Importante: se o paciente faz algum tratamento ortodôntico, a cirurgia do lábio duplo deve ser realizada apenas com o término do tratamento.

E, como é feita a cirurgia? Bom, o profissional faz a excisão cirúrgica para remover todo o tecido em excesso. Após o término do procedimento, o paciente fica um período em recuperação que será determinado pelo profissional.

No final do processo, o lábio duplo estará tratado. Assim, a estética do sorriso estará em harmonia.

Sair da versão mobile