Uma gengiva saudável está diretamente ligada à saúde dos dentes. E vice-versa
Para um sorriso ser bonito, são necessárias diversas ações básicas que auxiliam na saúde bucal. Uma delas é manter a gengiva saudável, que é tão importante quanto os dentes na estrutura da nossa boca.
Os dentes conseguem se manter estáveis e íntegros através da gengiva. É uma relação mútua. Uma gengiva saudável também depende diretamente da condição dentária.
A gengiva saudável apresenta coloração rosada. Não pode apresentar sangramento ou dor ao escovar os dentes e passar o fio dental. Caso isso esteja ocorrendo, consulte seu dentista para verificar o motivo e resolver o problema.
Um dente mal escovado, por exemplo, faz com que se acumule placa bacteriana, principalmente nas cavidades próximas à gengiva. Isso ocasiona a inflamação do tecido. Assim, quando sofre contato, certamente irá sangrar.
As disfunções mais comuns da gengiva são a gengivite e a periodontite. Veja como ela age:
Gengivite
A gengivite é uma inflamação da gengiva, que devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.
É a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Se não, pode progredir e causar complicações mais graves.
Confira os sintomas:
- Gengiva inchada;
- Vermelhidão intensa das gengivas;
- Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
- Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
- Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
- Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída;
- Mau hálito e gosto ruim na boca.
Periodontite
A placa bacteriana, com o tempo, se mineraliza, formando o tártaro. Os dois são enorme prejuízo para o tecido gengival porque destroem as fibras.
Assim, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá se comprometer. Além disso, também faz com que o elemento dental se prejudique. A danificação da estrutura óssea carrega o nome de periodontite. Sintomas da periodontite:
- Perda óssea;
- Presença de bolsas periodontais;
- Mau hálito;
- Inflamação persistente.
Dicas para manter a gengiva saudável
- Faça uma escovação suave. Se aplicar uma força excessiva, você machucará a gengiva. Esse é um dos fatores que podem desencadear uma gengivite;
- Passe o fio dental com suavidade também. Se preferir, use a fita em vez do fio. Afinal, esse tópico requer muita atenção pois há uma grande facilidade em machucar a gengiva com ele;
- Se possuir aparelho ortodôntico e tiver dificuldades com o fio dental, faça uso da escova interdental. Ela permite uma manipulação fácil por ter uma haste acoplada;
- Ao fim, enxague a boca com antisséptico bucal sem álcool;
- Use escovas ultramacias. Umas pessoas têm a gengiva mais sensíveis que as outras, por isso preferem utilizar as que possuem uma maciez maior;
- Priorize uma alimentação balanceada. Assim como também atinge os dentes, alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar prejudicam a saúde da gengiva;
- Cuidado ao usar o palito de dente. Muitas vezes preferimos seu uso pelo comodismo. Normalmente é o primeiro instrumento que nos aparece depois de comermos. Entretanto, por ser pontiagudo, pode lesionar facilmente a gengiva;
- Hidrate-se. A água ajuda a produzir saliva, o que serve para balancear as bactérias da nossa boca;
- Por fim, vá ao dentista periodicamente. Caso ele verifique alguma anomalia, poderá aconselhá-lo da melhor maneira possível para manter a gengiva saudável.