Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Objetivos da Estratégia de Saúde da Família e suas ações

Estratégia de saúde da família propicia relação de cuidado e efetividade

Implementado pelo Ministério da Saúde, o programa prioriza o atendimento da família e comunidade

A Estratégia de Saúde da Família surgiu como uma reorganização do Programa de Saúde da Família (PSF), que foi criado em 1994. Suas ações e diretrizes dão prioridade a proteção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades.

Dessa forma, atuando na maioria das vezes em grandes hospitais, a Estratégia de Saúde da Família inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.

Estratégia de Saúde da Família tem como objetivo reverter o modelo existente, em que o atendimento emergencial é priorizado (principalmente) nos grandes hospitais. De acordo com suas metas, a família é o objeto de atenção no ambiente que vive, o que facilita a compreensão ampliada das doenças e patologias.

Atenção Básica na Estratégia de Saúde da Família

A fim de prestar um serviço diferenciado à população mais carente, esse projeto se inicia com o simples ato de acolher, escutar e oferecer soluções para os problemas de saúde da população.

É um setor da ESF que é responsável e se esforça para que os cuidado sejam efetivos. Não importa em qual área, mantendo sempre a integralidade entre todas.

Existe inclusive um documento conhecido por PNAB, com o intuito de guiar ações de saúde a serem desenvolvidas no País. Algumas exigências para contribuição da Atenção Básica são:

Estratégia de Saúde da Família e odontologia

Os cuidados odontológicos exigem uma equipe capacitada, que se relacione com pacientes e participe também da gestão. Respondendo assim as demandas da população e ampliando o acesso a todos os setores de forma coletiva.

Os cirurgiões-dentistas tem algumas prioridades a seguir:

Além disso, devem também realizar os procedimentos clínicos, que envolvem o atendimento das urgências, realizar pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados à fase clínica da instalação de próteses dentárias.

É importante ainda que os dentistas participem e até coordenem ações voltadas para a promoção da saúde e de prevenção, além de desenvolver e acompanhar atividades interativas.

Equipe de Saúde Bucal

Essa equipe é responsável por criar um espaço em que se possa manter uma relação, a fim de facilitar o processo de atuação na área da saúde dental. Os participantes desse time, se dividem em 3 grupos:

  1. Modalidade I – cirurgião-dentista; técnico em saúde bucal;
  2. Modalidade II – cirurgião-dentista; auxiliar em saúde bucal; técnico em saúde bucal;
  3. Modalidade III – Unidade odontológica móvel.

Porém, independente da modalidade em que o profissional se posiciona, é recomendado que todos compartilhem a gestão e os processos de trabalho da equipe. Inclusive, a jornada de trabalho é a mesma, 40 horas semanais.

Dessa forma, todos membros da equipe de Estratégia de Saúde da Família têm responsabilidade pela mesma população e territórios que integram.

Sair da versão mobile