Simpatio
PACIENTES

Como agir diante de uma emergência odontológica

Como agir diante de uma emergência odontológica

Procurar um dentista é essencial em casos de urgências ou emergências

O primeiro passo para saber como agir diante de uma emergência odontológica, é entender a diferença entre emergência e urgência. Apesar de parecidas, essas duas palavras tem significados e conceitos diferentes.

A urgência é uma situação que deve ser resolvida de imediato e não pode ser adiada, mas que não oferece risco à vida. Diferente da emergência odontológica, a urgência é mais comuns na odontologia. Elas podem ser  provocadas, por exemplo, por doenças que afetam a polpa dos dentes e que causam uma dor aguda difícil de suportar.

Já a emergência odontológica é uma situação crítica ou um perigo iminente onde o paciente ocorre risco de vida. Independente de qual situação o paciente se encontra, emergência ou urgência, é preciso encontrar rapidamente um profissional que possa realizar uma diagnóstico preciso e prescrever um tratamento.

Emergências Odontológicas

Emergências odontológicas estão relacionadas à ansiedade, quadro de desmaio, hipertensão e hipoglicemia.

Também podem acontecer com pacientes que estão tomando medicação para circulação ou doenças do coração e  precisam fazer uma ou mais extrações. Nestes caso, podem ocorrer hemorragias difíceis de controlar.

Outros casos de emergência em odontologia podem ser os traumatismos pós acidentes com quadros hemorrágicos ou complicações pós-cirúrgicas com origem na cavidade oral. Nestas situações, o profissional deve estar preparado para diagnosticar e tratar estas complicações rapidamente.

Urgências Odontológicas

Como agir diante de urgências odontológicas

O primeiro passo e o mais importante em casos de emergências ou urgências odontológicas é manter a calma. Não seja precipitado e não faça nada sem a orientação de um cirurgião-dentista.

Confira algumas dicas de ações que podem ser realizadas antes de chegar ao local de atendimento, caso sejam extremamente necessárias:

Como é o atendimento em urgências e emergências odontológicas?

A primeira ação do cirurgião-dentista em uma consulta emergencial é observar o local da lesão. Após esse primeiro exame, é preciso criar um plano de atendimento e realizar exames radiográficos.

As possíveis soluções em atendimentos emergenciais são: extrações de dentes, reimplantes dentários, drenagem de infecções, controle de sangramentos, sutura de cortes, retirada de objetos presos entre os dentes, substituição de coroas e outros.

Locais de atendimento

É fundamental procurar atendimento em um local com um pronto-socorro odontológico. Você pode encontrar esse tipo de estrutura em hospitais tradicionais ou clínicas especializados em atendimentos odontológicos.

Se a emergência ocorrer fora do horário comercial, existem dentistas e clínicas que possuem atendimento 24 horas.

Em caso de plano de saúde dentário, entre em contato com a central de atendimento para receber orientações de primeiros cuidados e endereços dos locais de atendimento de urgência ou emergência odontológica. 

Sair da versão mobile