Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Desgaste de Paterson é alternativa para pacientes com DTM

Desgaste de Paterson é uma alternativa para pacientes com DTM

Entenda qual a importância desse processo na confecção de próteses totais

A produção de uma prótese total é bastante delicada. É necessário que ela fique na medida certa para a boca do paciente. E para isso, pode ser necessária a utilização do conceito do desgaste de Paterson.

É fundamental que suas medidas estejam corretas para que o paciente fique à vontade com a prótese em sua boca. Por isso, o desgaste de Paterson se demonstra tão importante.

Desgaste de Paterson é um movimento realizado pelo próprio paciente que receberá a prótese para definir a curva de compensação. Esta, geralmente, inicia-se na altura dos caninos e segue no sentido ântero-posterior.

Ela é indicada principalmente para pacientes com alguma disfunção relacionada à ATM, uma vez que estes podem ter uma movimentação diferenciada de um lado da boca em relação ao outro, conhecida como mordida cruzada.

Assim, através desse método fisiológico, a prótese total irá imprimir uma curvatura própria, que não segue curvatura padrão. A partir do desgaste de Paterson é possível estabelecer uma simulação da curva de compensação.

Dessa maneira, a prótese pode ficar confortável e a pessoa pode se adaptar mais rápido.

Sobre a Prótese Total e o Desgaste de Paterson

Normalmente, a prótese total é utilizada quando o paciente perdeu todos os seus dentes.

Trata-se de uma estrutura móvel, formada por vários dentes de acrílico, imitando cor, formato e tamanho da arcada dentária original do paciente.

Além disso, a odontologia dispõe de outros tipos de prótese, sendo elas:

Quanto Tempo Duram as Próteses?

É fato que após um certo período, as próteses dentárias precisam ser restauradas, refeitas ou recolocadas no lugar. Isso ocorre devido ao seu desgaste, que é um fator natural.

O ideal para saber o período correto é consultar um dentista de confiança. Este profissional ainda pode te auxiliar na confecção da prótese dentária e na realização do desgaste de Paterson.

Sair da versão mobile