Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Conheça a cirurgia de cunha distal e seu passo a passo

Conheça o passo a passo da cirurgia de cunha distal

Bolsas periodontais são tratadas através da cunha distal

Sabemos que alguns procedimentos podem apresentar complicações. No tratamento de bolsas periodontais, por exemplo, tecidos hiperplásicos são obstáculos. Nesses casos, é necessário optar pela cirurgia de cunha distal.

Contudo, você conhece o passo a passo da cunha distal? Neste artigo vamos explicar porque é necessária e detalhar as etapas desse processo.

Cunha distal é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento de bolsas periodontais. Essas bolsas são caracterizadas pelo aumento anormal do espaço entre os dentes e a gengiva.

Normalmente, o espaço entre o tecido gengival e os dentes, também chamado de sulco gengival, tem aproximadamente 3 mm de profundidade.

Em casos do desenvolvimento de uma bolsa periodontal, o valor cresce para 4 mm ou mais.

A condição tem como principal motivadora o desenvolvimento de doenças infecciosas, principalmente uma periodontite crônica.

Isso porque as bactérias causadoras das doenças rompem as fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Isso causa o aumento do nível do sulco gengival de forma anormal.

Problemas sistêmicos ou hiperplasia gengival induzida por drogas também podem ser possíveis motivos para o desenvolvimento desse espaço entre os dentes e a gengiva.

Quando a bolsa periodontal se forma na face distal do dente, é comum que se realize o procedimento de cunha distal.

Como evitar uma bolsa periodontal?

Antes de conferir como funciona esse tipo de cirurgia periodontal, vamos conhecer a melhor maneira de evitar o desenvolvimento de uma bolsa periodontal.

Aqueles pacientes que querem impedir o crescimento das bolsas, também devem bloquear o desenvolvimento de doenças infecciosas que afetem a gengiva, como a periodontite e a gengivite.

Dessa maneira, manter uma boa higiene oral para evitar a proliferação de bactérias é essencial.

Para isso, algumas boas dicas são:

Desse modo, os riscos de desenvolvimento de uma bolsa periodontal na cavidade oral são diminuídos.

Como acontece o procedimento de cunha distal?

O procedimento de cunha distal acontece seguindo quatro passos básicos.

  1. O primeiro passo para o procedimento é a realização de incisões pela área vestibular e lingual na região retromolar. Desse modo, é formado uma espécie de triângulo atrás do dente molar;
  2. O segundo passo é a separação do osso e das paredes vestibulares e linguais. Posteriormente, ocorre a remoção do tecido gengival que sobra e a raspagem da superfície radicular, visando alisá-la;
  3. A espessura dos retalhos vestibular e lingual são reduzidas através de incisões. Essa parte do procedimento visa evitar a sobreposição das margens da ferida aberta;
  4. O último passo é a sutura dos retalhos encurtados.

O cirurgia de cunha distal também pode ter cunho estético, visando a redução do volume da gengiva.

Sair da versão mobile