Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Corticoides controlam inflamações na odontologia

Corticoides controlam inflamações na odontologia

Corticoides são utilizados na diminuição de dores ou edemas odontológicos

A medicina proporcionou a produção de um variado número de medicamentos. Os corticoides são alguns deles, representando uma melhora na qualidade de vida para diversas pessoas.

Contudo, os corticoides podem ser uma ameaça para a saúde quando não são administrados da maneira adequada. Conheça mas sobre esses medicamentos e seu uso na odontologia.

Corticoides são uma classe de medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores.

Os também conhecidos como corticoesteroides são produzidos de forma sintética a partir do hormônio humano que recebe o nome de cortisol.

Dessa maneira, essa substância atua impedindo a produção de outras substâncias responsáveis por promover processos inflamatórios no organismo.

Por isso, o uso do corticoide é indicado em casos de doenças crônicas, como alergia, asma, artrite reumatoide e lúpus.

Ainda, ele pode ser utilizado antes da realização de um transplante nos rins. Isso porque a substância ajuda o corpo a não rejeitar o novo órgão.

Maneiras de utilizar Corticoesteroides

Os medicamentos corticoides podem estar em diversas formas para a sua comercialização. Entre elas, podemos citar:

Portanto, entre os nomes de medicamentos corticoides estão prednisona, decadron injetável, hidrocortisona, dexametasona, diprogenta, entre diversas outras.

Antes de consumir qualquer um deles, não esqueça de consultar um médico de confiança. Desse modo, o profissional poderá indicar o melhor remédio a ser ingerido.

Corticoides e Odontologia

A classe dos medicamentos corticoides é muito importante dentro da área da odontologia.

Isso porque o uso de corticoide na odontologia visa principalmente acarretar diminuição de inflamações odontológicas, além de dores e edemas.

Em geral, essas inflamações são geradas pelo acúmulo de bactérias nocivos em nossa cavidade bucal.

Além disso, o medicamento pode auxiliar no pré-operatório em cirurgia de terceiros molares, evitando o desenvolvimento de reações ou consequências negativas.

Riscos do Uso do Medicamento

O uso dessa classe de medicamentos representa para o paciente uma série de riscos.

Um deles é o de overdose! Sim, ao contrário do que muitos pensam, o processo de overdose não é exclusivo das drogas ilícitas, podendo ocorrer também pelo uso excessivo de corticoides.

Problemas de saúde como a hipertensão arterial, úlcera gástrica, obesidade, diabetes, problemas na tireoide e osteoporose também podem advir do uso indiscriminado da substância.

Isso acontece porque, uma vez que o corticoide é esteroide, seu consumo pode causar alterações hormonais no organismo do paciente.

Em casos de medicamentos que são aplicados diretamente no olhos, como colírios, o risco de catarata ou glaucoma aumenta.

Por mais que alguns dos medicamentos com corticoides não necessitem de receita médica para sua comercialização, é sempre importante seguir as indicações de consumo dadas por um médico.

Sair da versão mobile