Confira aqui quando o condicionamento gengival é necessário na área da odontologia
A razão para muitos pacientes optarem pela colocação das próteses nos dentes é garantir a funcionalidade e estética do sorriso. No entanto, após a colocação, os profissionais podem indicar a realização do condicionamento gengival.
Ele é indicado pelos dentistas após o estudo e análise do quadro clínico do paciente. Mas, afinal, o que é o condicionamento gengival?
O condicionamento gengival é uma técnica odontológica utilizada para melhorar, de forma funcional e estética, o rebordo alveolar e o contorno da gengiva após a colocação de próteses nos dentes.
Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o condicionamento gengival. Vamos começar?
Conhecendo Mais Sobre as Próteses nos Dentes
A prótese dentária é usada para substituir dentes que estão ausentes. Apesar de não ser igual aos dentes que são originais, a prótese mais atual garante uma aparência natural e promove o conforto para os pacientes.
Dentro da área da odontologia, as próteses dentárias se dividem em dois grandes grupos: o das próteses totais e o das parciais. Elas podem ser fixas ou removíveis.
No entanto, é o dentista que analisa o quadro clínico do paciente para então escolher qual o melhor tipo de prótese deve ser colocada nos dentes.
Desse modo, o dentista leva em consideração o estilo de vida, possíveis alergias e como é a rotina de higiene bucal do paciente antes de determinar qual o melhor tratamento para aquele caso.
E, é durante o processo de reabilitação protética, que o profissional da odontologia indica a técnica de reabilitação funcional e estética em tecidos moles.
Tipos de Técnicas de Condicionamento Gengival
Como já vimos, o condicionamento gengival é indicado para a reabilitação oral com a colocação de próteses dentárias. No entanto, o condicionamento é dividido em diferentes técnicas. As principais são:
- Técnica de condicionamento por aumento gradual da pressão: é realizada uma pressão nos tecidos a partir da aplicação de uma resina acrílica. Desse modo, é possível realizar a remodelação do mesmo;
- Técnica de condicionamento de escarificação gengival: é realizada a partir do desenho gengival. Desse modo, esse desenho ajuda o profissional na hora de esculpir o tecido com brocas diamantadas; e
- Técnica de condicionamento de eletrocirurgia: é realizada do mesmo jeito do que a técnica de escarificação. No entanto, os profissionais utilizam pontas de eletro bisturi.
Importante: a técnica de eletrocirurgia deve ser evitada por pacientes que tenham dispositivos cardíacos, como o marcapasso.
Importância do Condicionamento Gengival
As principais vantagens das técnicas de condicionamento são:
- Reconstrução da estética oral;
- Procedimento rápido;
- Investimento acessível; e
- Garante o resultado positivo da colocação da prótese.
Por isso, agora que você já conhece mais sobre o tema, procure e marque uma consulta com o seu dentista de confiança. Ele é o profissional mais indicado para te auxiliar nesses processos.
Assim, você entende se o condicionamento gengival é necessário no seu quadro clínico. E, tudo isso para garantir o sorriso saudável e bonito!