Simpatio
DENTISTAS

Cimentos resinosos são ideais para restaurações adesivas

Cimentos resinosos são ideais para restaurações adesivas

Cimento resinoso pode receber diferentes classificações

A restauração em dentes fraturados ou que passaram por algum processo infeccioso pode ser beneficiada pela utilização das técnicas que contam com os cimentos resinosos.

Entenda como os cimentos resinosos são utilizados na odontologia, suas características e benefícios para aqueles que optam pela realização de uma restauração dentária adesiva.

Os cimentos resinosos geralmente são aplicados em odontologia para procedimentos de restauração dentária adesiva por serem mais resistentes e acarretarem menores chances de micro infiltração.

Qual a função de um cimento odontológico?

Cimento odontológico é um material que pode ser aplicado em  diversas áreas da odontologia.

Seu uso envolve restaurações temporárias, revestimentos de tecidos pulpares ou até mesmo cimentação de aparelhos ortodônticos fixos.

Entre as principais propriedades que a cimentação odontológica deve carregar, podemos citar:

Características dos cimentos resinosos

O cimento resinoso se caracteriza por ser uma resina composta, fluida e de alta viscosidade.

Em geral, algumas características como sua composição química, propriedade e grau de conversão se assemelham com os de uma resina composta.

Classificação dos cimentos resinosos

O cimento resinoso é classificado de acordo com seu condicionamento ácido.

Dessa maneira, podemos ter cimentos resinosos convencionais e autocondicionantes. Ainda, existem os cimentos resinosos autoadesivos e os cimentos resinosos para facetas.

Em geral, os cimentos que contam com condicionamento ácido total precisam serem condicionados anteriormente a sua aplicação. Posteriormente à colocação do adesivo, ocorre a colocação do cimento.

Além disso, eles tendem a contar com maior adesão e previsibilidade. Já os cimentos autocondicionantes requerem a utilização de um primer autocondicionante antes de sua aplicação.

Por isso, sua utilização se torna facilitada, sem que isso diminua a sua adesão. Os cimentos autoadesivos, por sua vez, podem ser aplicados de forma direta, em um único passo clínico.

Outra possível classificação do cimento resinoso consiste em: cimentos fotoativados, quimicamente ativados ou duais.

Desse modo, os cimentos fotoativados contam com estabilidade de cor, enquanto os quimicamente ativados são indicados para colocação em áreas de pouco contato com a luz.

Os cimentos duais, por sua vez, unem resistência e facilidade em um só.

O que é restauração adesiva?

A restauração adesiva visa a reparação de dentes que passaram por processos de cárie dentária.

Esse procedimento conta com uma série de vantagens, como:

Sair da versão mobile