Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Conheça a cavidade pulpar e todas as suas divisões

Conheça a Cavidade Pulpar e todas as suas divisões

O dente tem estruturas internas importantes: conheça a cavidade pulpar

O dente é o personagem principal do nosso sorriso e merece toda nossa atenção. Por isso, vamos conhecer mais uma de suas estruturas: a cavidade pulpar.

Nesse artigo, vamos conversar sobre o que é a cavidade pulpar. No que consiste essa estrutura? Como preservar essa estrutura? Descubra tudo aqui!

A cavidade pulpar é uma estrutura de tecido conjuntivo, vascularizado e inervado, onde se encontra a polpa do dente. A cavidade é envolvida pela dentina, que delimita o tamanho da cavidade também. Seu formato é o mesmo do dente em que se encontra, mas em menor proporção.

Quais as divisões da cavidade pulpar?

Na odontologia, as estruturas costumam ser divididas para facilitar a identificação de problemas ou aplicação de técnicas. Com a câmara pulpar não é diferente!

Ela é basicamente dividida em duas partes: a porção coronária e a porção radicular. No entanto, cada uma das partes tem uma subdivisão. Para que você entenda os detalhes, dividimos cada uma em tópicos, veja:

Porção Coronária

É onde está o que se chama de “polpa coronária”. É divida em paredes:

Porção Radicular

É onde está a outra parte da polpa, que chamamos de “polpa radicular”.

Essa parte da cavidade causa alguma confusão: didaticamente, ela é divida em três partes, mas na prática sua divisão é apenas de duas partes. Mencionaremos então, as duas divisões:

Pela didática, são três terços:

Na prática, são dois canais:

Entendendo as nomenclaturas

A nomenclatura das subdivisões das duas porções é feita baseada nas faces do dente, que são basicamente os “lados” do elemento dental. São quatro faces que também possuem suas subdivisões.

Se você quiser entender mais sobre as faces, seus nomes, posições e importância, além de entender essa divisão em “terços”, confira nosso artigo sobre faces do dente.

Como preservar a cavidade pulpar

A melhor forma de preservar a cavidade pulpar é mantendo a melhor higiene bucal.

Isso porque as doenças que afetam a polpa do dente e, por consequência, a câmera pulpar são causadas pela má higiene dos dentes e acúmulo de placa.

Lembre-se: a placa só é totalmente retirada na limpeza realizada pelo dentista! Por isso a importância de ir regularmente as consultas.

Outros problemas, como acidentes e traumas na região oral podem comprometer a cavidade pulpar. É essencial que se proteja a estrutura, usando protetores bucais ao se fazer esportes, por exemplo. Manter a cavidade bucal em dia é manter todas as estruturas em ordem!

Sair da versão mobile